Parlamento da Venezuela decide se Chávez pode ir a Cuba

Depois de uma semana em território venezuelano, o presidente Hugo Chávez precisa retornar à Cuba para se submeter a mais uma etapa de radioterapia. A oposição na Venezuela questiona as ausências e por conta disso a Assembleia Nacional (Parlamento) do país vota nesta segunda-feira (30) o pedido dele para voltar à ilha. No entanto, Chávez tem a maioria dos 167 integrantes do Parlamento e deve sair vitorioso.

A sessão de hoje foi convocada extraordinariamente e começa às 14 horas (15 horas de Brasília). Nas ocasiões anteriores em que Chávez foi a Cuba, o assunto também foi debatido e votado pelos parlamentares.

Paralelamente, o presidente da Venezuela marcou para hoje um ato político para assinar a Nova Lei do Trabalho. A iniciativa foi confirmada pelo ministro da Comunicação e Informação, Andrés Izarra, por meio da sua conta na rede social Twitter.

Pela proposta, serão consideradas para aquisição de benefícios sociais para os trabalhadores a antiguidade e as trabalhadoras grávidas poderão pedir licença seis semanas antes do parto e voltam ao trabalho três meses e 15 dias depois de o bebê nascer.

De acordo com assessores, a Nova Lei do Trabalho da Venezuela foi baseada em um conjunto de 19.923 propostas encaminhadas à Comissão Presidencial. Segundo a assessoria de Chávez, 90% das propostas vieram de categorias profissionais.

O anúncio ocorre a pouco mais de cinco meses das eleições presidenciais na Venezuela. Chávez está no comando do país desde 1999 e tenta a reeleição.

Fonte: Agência Brasil