Grandes atrações animam 1º de Maio na Bahia

Dessa vez não serão só as bandeiras de luta que atrairão milhares de trabalhadores baianos para a Praça Castro Alves, em Salvador (BA), neste 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalhador. A festa, marcada para começar às 13 horas, terá grandes atrações. O som do Batifun, Kangerê, Geronimo e convidados, além do Trio Nordestino. Música para todos os estilos e gostos.

Programado pela Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Força Sindical e Nova Central Sindical do Trabalhador (NCST), o 1º de Maio Unificado do Estado pretende entrar para a história. A festa vai contar com ato político, atrações artísticas e culturais, além de sorteios para os trabalhadores de carro, motos, notebooks e TVs de LCD.

O dia será de festa e protesto na capital baiana, já que mesmo com os avanços e a geração recorde de empregos nos últimos anos, a Região Metropolitana de Salvador continua sendo a campeã nacional do desemprego. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) do Dieese apenas em março a RMS perdeu 28 mil postos de trabalho, incluindo aí as vagas extintas com o fim do verão.

“Queremos que esse seja um dia diferente na vida de cada trabalhador, que aqui vai refletir sobre sua realidade, a atual conjuntura econômica, a luta contra a desindustrialização no país, a alta de juros, melhores salários e pela construção de um novo projeto de desenvolvimento nacional. Temos que mudar os rumos sempre a favor do trabalhador. A ideia é estabelecer em todo o país um dia de lutas, de diálogo com a sociedade para mostrar a necessidade de mais conquistas para a classe trabalhadora”, argumenta Adilson Araújo, presidente da CTB Bahia.

Desenvolvimento com menos juros, mais salários e empregos. Essas são bandeiras do 1º de Maio Unificado de 2012 das centrais sindicais. Durante a festa, as centrais definirão, além da pauta de interesse de trabalhadores e trabalhadoras, um calendário de ações para o ano e também vão estabelecer

Em Itabuna

Em Itabuna, no Sul da Bahia, a CTB– Regional Sul da Bahia também realiza ato polpitico em comemoração do Dia do Trabalhador. Com o tema “Trabalhadores Unidos por Uma Nova Itabuna” a comemoração se concentrará no Recanto dos Comerciários, situado no Bairro da Conceição, a partir das 9 horas com oferecimento de serviços nas áreas de saúde do trabalhador, orientação jurídica, trânsito e cidadania, além de recreação destinada às crianças. Na parte da tarde, a partir das 13 horas, a festa ficará por conta da animação da Banda Zabumbahia e em seguida Lordão.

Na segunda-feira (30), na Praça Adami, houve uma grande manifestação, com discursos destacando o tema Desenvolvimento com menos juros, mais salários e empregos. Também estão sendo realizados, ao longo da semana, atos em portas de fábricas e canteiros de obras durante os próximos dias.

Os trabalhadores de Itabuna e da região Sul da Bahia encampam as reivindicações nacionais da classe, que são redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução de salários; reforma agrária; valorização do serviço e do servidor público; continuidade do processo de redução da taxa de juros; fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias.

Além disso, a pauta de reivindicação dos trabalhadores defende o desenvolvimento com uma indústria forte, bons empregos e valorização do trabalho.

Com informações da CTB