Visita de Obama ao Afeganistão desencadeia atentados

Um comando dos talibãs executou nesta quarta (2) uma série de atentados contra um complexo de edifícios, causando a morte de pelo menos sete e deixando 17 feridos em Cabul, no Afeganistão. Os ataques aconteceram no complexo chamado Green Village, onde normalmente se hospedam funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) e da União Europeia (UE), logo após a visita surpresa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao país.

Segundo testemunhas citadas pelas agências de notícias internacionais, um carro-bomba explodiu próximo ao caminho Jalalabad, uma das principais artérias da cidade. Uma caminhonete que passava foi afetada pelo impacto da explosão e as quatro pessoas que estavam em seu interior morreram.

A autoria das ações foi reivindicada pelos talibãs. Segundo o porta-voz do grupo, Zabiullah Mujahid, “não foi uma vingança pelo assassinato de Osama Bin Laden”, no Paquistão há um ano, “mas eles tinham que transmitir ao presidente dos Estados Unidos que não era bem vindo”, disse. Ele afirmou que “os afegãos não querem invasores. Eles têm que deixar o país”.

O ministro do Interior afegão, Sediq Sediqqi, afirmou que entre os mortos havia cinco civis e um militar, sem especificar as nacionalidades.

A embaixada dos EUA no país chegou a soar o alarme e apontou estar “sob bloqueio”. Os funcionários norte-americanos foram ainda advertidos para ficassem longe das janelas.

Durante sua visita surpresa de sei horas ao país, a um ano do assassinato de Bin Laden, Obama prometeu “um novo dia” aos estadunidenses, que pagaram caro sua invasão e ocupação, com 1957 soldados mortos no Afeganistão desde 2001.

Em Cabul, Obama se encontrou com seu colega afegão, Hamid Karzai, e assinou acordos que dizem respeito às relações entre os países após a retirada das tropas norte-americanas da região, o que deve ocorrer em 2014.

Durante a visita diplomática, que não havia sido anunciada à imprensa, Obama afirmou que haverá “dias difíceis” ao Afeganistão, mas disse que o país está assumindo o controle do seu próprio futuro. Apesar dos recentes ataques em solo afegão, que tem causado a morte de centenas de civis, o presidente dos EUA afirmou ainda que “o saldo da guerra tem sido bom para as duas nações”.

Com Prensa Latina