Chico Lopes: mudança na poupança é medida corajosa contra juros

"As mudanças na Caderneta de Poupança, anunciadas na noite desta quinta-feira (3), pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, representam mais uma medida corajosa da presidente Dilma, pela redução dos juros e em favor da produção e do emprego". A avaliação é do deputado Chico Lopes (PCdoB-CE), membro da Comissão de Defesa do Consumidor, da Câmara dos Deputados.  

Para Chico Lopes, as mudanças preservam os pequenos e médios poupadores, impedem a migração de grandes investidores para a poupança e retiram dos bancos um possível argumento para a manutenção de elevadas taxas de juros no Brasil.

"As mudanças foram anunciadas pelo Governo Federal com todo o cuidado com os pequenos e médios poupadores. As novas regras valerão apenas para as poupanças que serão abertas e os depósitos que serão feitos a partir do momento em que a taxa Selic chegar a 8,5%, ou seja, quando os juros caírem mais", afirma Chico Lopes.

"Essa é a grande boa notícia que esse anúncio do ministro Mantega traz: o Governo Federal confirma que os juros seguirão caindo, o que é fundamental para o fortalecimento do mercado interno, da produção, da geração de mais e melhores empregos para os brasileiros", destaca Chico Lopes, lembrando que a queda dos juros, como instrumento de incentivo e defesa da produção nacional, “é uma bandeira levantada pelo PCdoB desde o primeiro mandato do presidente Lula".

Caminho do desenvolvimento

Para o deputado Chico Lopes, a presidente Dilma vem mostrando coragem no enfrentamento desse debate e na adoção de medidas concretas, contra os interesses do sistema financeiro e dos especuladores e a favor da produção e dos trabalhadores.

"Vemos com muito otimismo o fato de o governo perceber que a queda dos juros é urgente, para manter nossa economia aquecida, para que o setor produtivo se fortaleça, para que o mercado interno, que foi quem nos ajudou nas últimas crises internacionais, possa seguir cada vez melhor", enfatiza Chico Lopes.

"É uma grande vitória da sociedade, de todos que apoiam a redução dos juros como meio de estímulo à produção, de conquista de mais empregos e melhores salários, de redação das taxas que penalizam os consumidores, em produtos como cartão de crédito e cheque especial, crediários e empréstimos", acrescenta.

"A sociedade deve ficar atenta à tentativa de manipulação das informações sobre essa medida. Já tem gente do PSDB acusando a presidente de mexer indevidamente na poupança dos brasileiros. Ela mexeu para garantir juros menores, mais empregos e mais poder de compra real para o povo", ressalta Chico Lopes. "A presidente Dilma merece aplausos por essas iniciativas, contra os juros altos. E o apoio de toda a sociedade, para que o Governo continue no caminho do desenvolvimento".

Com informações da Ass. Dep. Chico Lopes