Governo diz que juros podem ficar abaixo de 8% até fim do ano

 Em nota, a equipe econômica do governo Dilma sinalizou nesta sexta-feira (4) que com as mudanças feitas na remuneração da caderneta de poupança, é possível que a taxa básica de juros (Selic) fique abaixo de 8% até o fim do ano.

De acordo com os especialistas da presidência a possibilidade existe, mas só será percebida no segundo semestre, o que abre espaço para o Banco Central dar sequência à redução da selic, que hoje é de 9% ao ano.

O governo anunciou na quinta-feira (3) mudanças no rendimento da poupança. O objetivo do governo é abrir espaço para quedas adicionais na taxa básica de juros, a Selic.

De acordo com o anunciado, a poupança passa a render menos quando a taxa Selic for igual ou inferior a 8,5 % ao ano. Hoje ela está em 9%. Sempre que isso ocorrer, as novas cadernetas de poupança e novos depósitos terão seus rendimentos calculados com base em 70% da Selic, acrescidos da TR (Taxa Referencial, que não muda).

Enquanto a taxa do BC estiver acima desse patamar nada muda, inclusive para as novas poupanças –que continuam a ter uma correção de 6,17% ao ano mais TR, como prevê o modelo atual.

Com informações da Folha