Farc: jornalista francês está em nosso poder e será libertado

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) confirmaram, por meio de um vídeo divulgado neste domingo (6), que o jornalista francês Romeo Langlois está sendo mantido como prisioneiro de guerra. As Farc anunciaram que ele será libertado em breve “são e salvo”. A informação foi divulgada na noite deste domingo (6) através da conta da guerrilha no Twitter.

De acordo com a insurgência, no momento da captura o jornalista vestia uniforme militar e não a roupa azul destinada à imprensa. “O jornalista vestido como um militar e capturado em pleno combate está em nossas mãos, é preso de guerra e está levemente ferido em um braço. Foi prestado o cuidado médico necessário e ele está fora de perigo”, diz o vídeo.

Langlois, de 35 anos, desapareceu em 29 de abril no departamento de Caquetá durante um enfrentamento entre o exército colombiano e as Farc. Ele se deslocou para a região para realizar uma reportagem sobre operações do narcotráfico. Ele mora na Colômbia há dez anos e colabora com a TV France 24 desde 2006.

Segundo as Farc, durante os combates em Caquetá, três insurgentes e 19 militares morreram. A organização especifica que capturaram armamento e equipamentos de campanha, assim como material de inteligência militar.

Veja o vídeo (em espanhol)


Com informações do Partido Comunista Colombiano e do Ópera Mundi