García Linera: nacionalização não tem volta atrás

O vice-presidente boliviano Alvaro Garcia Linera disse nesta segunda (7) que a nacionalização da empresa de Transporte de Electricidade pelo presidente Evo Morales é um direito constitucional de bolivianos que não tem volta atrás.

"A decisão de nacionalizar o sistema de transmissão de eletricidade é irrevisable, não vamos retroceder em absoluto, é um direito constitucional dos bolivianos para assumir o controle estratégico do sistema energético do país", disse Garcia em entrevista coletiva na sede da vice-presidência.

No passado 1º de maio, o presidente Evo Morales decretou a nacionalização da Rede Elétrica International, uma subsidiária da Rede Elétrica Espanhola na Empresa Transportadora de Electricidade, por causa da falta de investimento na expansão da rede nacional.

Quanto à compensação pela nacionalização, o vice-presidente disse que serão realizados os descontos correspondentes segundo os resultados apontados por um estudo de avaliação de ativos fixos da empresa nacionalizada.

Garcia também destacou o início de uma reunião, nesta segunda (7), entre o governo e o presidente da empresa espanhola, José Folgado, e representantes deste país, para chegar a um acordo.

Fonte: Prensa Latina