Presidente do PCdoB-GO comenta resultado de pesquisa

Em entrevista coletiva, o presidente do PCdoB de Goiás e vereador Fábio Tokarski falou sobre os resultados da pesquisa Serpes, divulgada no jornal O Popular na segunda-feira (7). O comunista comentou ainda sobre os problemas que a cidade enfrenta hoje.

Presidente do PCdoB de Goiás, o vereador Fábio Tokarski comenta resultados da pesquisa Serpes que apontam a deputada do PCdoB Isaura Lemos em segundo lugar, com 8,1% das intenções de voto do goianiense.
 
Leia também:

Pesquisa aponta cenário político eleitoral de Goiânia
 

A pesquisa Serpes, divulgada pelo jornal O Popular, mostra a pré-candidata do seu partido, Isaura Lemos, em segundo lugar nas pesquisas de opinião, atrás apenas do prefeito Paulo Garcia. Como o senhor percebe esse percentual?
Fábio Tokarski: Cada vez mais a população quer harmonia e quer governantes que tenham a capacidade de cuidar da cidade. Um prefeito não é só um gerente, um gestor. A deputada Isaura Lemos, ao longo dos seus quatro mandatos, desenvolveu uma ligação muito forte e afetiva com o povo que mora nessa cidade, em particular com os moradores da periferia de Goiânia. Essa surpreendente posição revela que não basta ter mídia, não basta ter poder econômico. É preciso ter uma relação de confiança com o povo. Num momento em que surgem escândalos que envergonham Goiás, emerge uma liderança que transmite credibilidade aos goianienses. Se a eleição fosse hoje a Isaura já estaria no segundo turno. Nós estamos confiantes.

O PCdoB, ao lançar essa pré-candidatura, compreende que o papel da mulher vai sendo mais reconhecido pela população. O Brasil hoje é governado por uma mulher e está indo bem. Isso mostra que as mulheres podem e têm condições de dar uma importante contribuição para a cidade.

A pesquisa também mostra que um percentual muito grande de pessoas admite que serão influenciadas pelas denúncias da Operação Monte Carlo. O senhor acredita que é possível mudar o foco desse debate e discutir a cidade ou a questão ficará centrada nos escândalos?
FT: Eu acredito que se deve discutir os dois temas. É preciso que essas denúncias repercutam porque em Goiás está em funcionamento um estado paralelo. O povo deve demonstrar repúdio e revolta. Isso é uma vergonha para o nosso estado. Uma parcela elevada da elite governante no Executivo, no Legislativo, no Judiciário, no Ministério Público e em vários outros setores está envolvida.

Esse é um problema sério, mas existem outros problemas graves na cidade. Os ônibus de Goiânia, a cada mês, estão circulando com uma velocidade menor, numa média de 11 km/h. É preciso enfrentar o problema do transporte coletivo, que afeta toda a população. O PCdoB está realizando seminários para debater um programa para humanizar a cidade. A região Centro-Oeste é a mais densamente urbanizada do Brasil, onde mais de 95% da população mora nas cidades. A Goiânia real já tem mais 2 milhões de habitantes. Por isso, a responsabilidade do poder executivo aqui na capital é muito grande.

Outro problema é a violência. O índice de homicídios superou todos os indicadores. E esse não é um problema do governo, mas da cidade, e cabe àquele que cuida da cidade exigir do governo do estado respeito aos cidadãos de Goiânia e que tome as medidas necessárias. E elas não passam apenas pelo ponto de vista coercitivo, mas também por um conjunto de políticas sociais que apresentem caminhos para a juventude. Nós estamos perdendo crianças e jovens para o mundo das drogas. E onde está a responsabilidade do poder público para universalizar o acesso aos CMEIS e escolas? Uma criança que, desde a primeira infância, recebe atenção e cuidados pedagógicos, com acesso ao esporte e à cultura, não vai para o mundo do crime. Faltam oportunidades para as crianças e jovens.

A deputada Isaura Lemos e todo o PCdoB buscam fazer um debate mais qualificado. Acreditamos que governar não é fazer obras, e sim cuidar das relações sociais que se estabelecem nesse grande centro urbano que é Goiânia.

A deputada Isaura Lemos estava com problemas relacionados à lei da ficha limpa. O PCdoB já conseguiu resolver essa questão? Há algum impedimento para a candidatura dela?
FT: Tanto não há problema como ela foi candidata, eleita e hoje exerce o seu mandato de deputada. Essa questão da ficha limpa gera várias discussões. O Demóstenes Torres, por exemplo, é ficha limpa. É preciso ter cuidado ao analisar quem é ficha limpa e quem é ficha suja, porque esses parâmetros que foram estabelecidos não mostram quem tem respeito e compromisso com o povo. Além disso, uma parcela do próprio Judiciário está envolta nesses escândalos. Nós precisamos nos cuidar muito para fazer essas afirmações. A deputada Isaura Lemos é pré-candidata. Existem setores da mídia que afirmam o contrário, mas fazem 6 meses que nós decidimos isso.

Nós somos um partido autônomo, não somos sublegenda de ninguém. Nós trabalhamos com alianças, mas temos nossa autonomia. Tanto é que temos pré-candidatos em nove capitais brasileiras. Vamos trabalhar para que a deputada ganhe as eleições e para que Goiânia possa ser premiada com a gestão de uma mulher.

Transcrição: Artur Dias