Deputado destaca o “não” do povo francês ao capitalismo

“Tomara que as recentes eleições na França, com a vitória do François Hollande, representante um ‘não’, a política "vinho com cerveja", da França e Alemanha”. A manifestação é do deputado João Ananias (PCdoB-CE), em discurso no plenário da Câmara, nesta quarta-feira (9), comemorando o resultado das eleições presidenciais na França. “Como militante do PCdoB, manifesto minha esperança que isso venha a representar, respeitando as diferenças, ares de nova Bastilha que vai cair”, afirmou.

O parlamentar criticou as propostas apresentadas pelo governo dos países europeus e pelo próprio FMI (Fundo Monetário Internacional), que estão repassando para os trabalhadores a conta da crise, com demissões, aumento de jornada de trabalho, perda de direitos previdenciários, além do surrado jargão do corte de gastos públicos.

Na avaliação do deputado, a eleição do socialista Hollande foi a resposta do eleitor à imposição de “receitas amargas ao povo” para enfrentar a crise do capitalismo. “Na Europa, as conquistas dos trabalhadores, após longas e penosas batalhas, estão sofrendo duros retrocessos. Desmontando um século de "Estado de Bem Estar Social", do qual por muito tempo se ufanaram os europeus”, destacou Ananias. E citou o caso dos países como a Grécia, Itália, Irlanda, Espanha e Portugal, que vivem grave crise econômica.

“Não poderíamos deixar de fora a Meca do capitalismo "moderno", nação mais rica do mundo, os Estados Unidos da América, que desde 2008, vem amargando o mesmo veneno que fez tanta gente beber”, afirmou o parlamentar, lembrando que “a estratégia da ‘guerra permanente’ agravou as suas debilidades econômicas”.

De Brasília
Márcia Xavier