Chávez tem mais de 60% das intenções de voto, segundo pesquisa
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, conta com 62,9% de intenção de voto para as eleições presidenciais do próximo 7 de outubro, de acordo com o último estudo da empresa International Consulting Services (ICS), divulgado nesta sexta-feira (11).
Publicado 11/05/2012 18:04
Segundo a pesquisa, o representante opositor, da chamada Mesa da Unidade Democrática, Henrique Capriles, atinge 25,6 %, o que evidencia uma diferença de 37,3% a favor do mandatário.
Por outro lado, 62,1% dos consultados estão de acordo que a Venezuela se retire da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, disse o presidente da ICS, Juan Scorza, para a televisão privada Venevisión.
As estatísticas do estudo realizado desde o fim do mês passado detalham que 74,8% dos pesquisados está a favor da criação de um organismo latino-americano que garanta o respeito aos direitos humanos.
59% consideram que a retirada da Venezuela da Comissão não afetará aos direitos humanos neste país, reafirmou Scorza em declarações na Agência Venezuelana de Noticias.
Espada de Dâmocles
Chávez solicitou, no último dia 30 de abril, acelerar a instalação do Conselho de Estado – já conformado – e disse que a primeira tarefa para esse órgão seria sustentar a retirada da Venezuela deste organismo subordinado à Organização dos Estados Americanos.
“Já chega! Até quando vamos estar com esta ‘espada de Dâmocles’? O primeiro país que desconhece essa Comissão Interamericana é os Estados Unidos e é um mecanismo usado contra nós”, denunciou o mandatário
Segundo fontes oficiais, antes da chegada do dignitário ao Palácio de Miraflores, em 1999, a Comissão aceitou apenas cinco casos contra o Estado venezuelano, e nos últimos 10 anos, em troca, admitiu 36.
Fonte: Prensa Latina