Aldo Rebelo: Lei Geral contempla garantias do governo à Fifa

Ministro do Esporte diz que possíveis diferenças com a entidade serão resolvidas da maneira mais adequada e cita exemplo das Olimpíadas de Londres sobre bebidas alcoólicas.

Por Gabriel Fialho, no Portal da Copa

Em visita ao Estádio Nacional de Brasília nesta segunda-feira (14), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que a Lei Geral da Copa, aprovada pelo Senado na última quarta-feira (9), contempla as garantias que o Governo Federal deu à Fifa para a realização da Copa do Mundo de 2014 e tratou de deixar claro que se houver diferenças que gerem discussões com a entidade, a solução mais adequada será encontrada.

“Creio que a Lei Geral da Copa realiza as garantias afirmadas pelo governo brasileiro. É uma lei parecida com todas as leis que foram assinadas pelos países que antecederam o Brasil na organização da Copa. Onde houver um detalhe ou outro que gere discussões com a Fifa, vamos procurar encontrar a solução mais adequada”, disse Rebelo.

O ministro também comentou sobre o debate em torno da liberação da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios durante a Copa das Confederações e do Mundial. “Embora haja interpretações diferentes, a nossa é que a lei se aplica em todo o território nacional. Mas respeito quem tenha uma interpretação diferente”.

O chefe da pasta do Esporte, que esteve em Londres na última semana, sede das Olimpíadas deste ano, para firmar convênios com o governo britânico de prestação de assessoria nos Jogos do Brasil em 2016, ressaltou que as bebidas alcoólicas serão liberadas no Parque Olímpico.

“Visitei o estádio de Wembley, onde foi realizada a final da Copa da Inglaterra, e, além das arquibancadas, o que mais o estádio tem são bares. Perguntei aos organizadores se iria ser permitida a venda de bebidas e em todo o Parque Olímpico há bares com essa finalidade. O Brasil é o que tem mais restrições na venda e no consumo de bebidas alcóolicas entre todos os países que eu tenho como referência”, comentou.