Eleita delegação do PCdoB-RS para a conferência da mulher

A 2ª Conferência Nacional do PCdoB Sobre a Emancipação da Mulher, que aconteceu neste sábado na capital, foi coordenada pela secretária estadual de Mulheres Córa Chiappetta e aberta pelo presidente estadual Raul Carrion, que lembrou o pioneirismo do PCdoB no debate de gênero. 
   

untitled27001.png

O presidente estadual disse que a representação feminina na bancada do PCdoB no congresso é de 42% e no senado de 50% e que ao indicação de os secretários para o governo do estado foi 100% de mulheres. “Temos que melhorar, ampliar nossa representação e fazer um balanço nesta conferência dos avanços e das conquistas que precisamos realizar”, concluiu.

Em seguida Córa Chiapetta e Jussara Cony fizeram a apresentação do documento base que orienta os debates da conferência. Cora citou que o protagonismo da mulheres é fundamental para o avanço da democracia e que o Partido deve formar e promover a participação da mulher nos movimentos sociais e nas direções. "O PCdob valoriza e acredita na capacidade feminina. Maior bancada proporcionalmente no congresso nacional, muitas mulheres a frente de projetos políticos. Se o mundo do fazer politico ainda é uma realidade estranha para a maior parte das mulheres, o partido delibera continuar perseguindo o rumo de apostar nas mulheres, como em Porto alegre que vamos eleger a próxima prefeita da capital, vamos eleger mulheres combativas para as câmaras de vereadores, que junto com os companheiros, vão melhorar nossas cidades para quem vive nelas e projeta-las para o futuro".

Jussara Cony disse que a luta emancipacionista é estratégica para o partido e que luta e resistência são inerentes a luta das mulheres. “Este dia é histórico para nós no simbolismo da composição desta mesa com 4 homens e 4 mulheres. Chega de só as mulheres discutirem e debaterem a questão da mulher”. Para Jussara, o desafio do Partido é reencontrar a sua perspectiva de poder. “2012 é o momento em que as eleições municipais representam uma oportunidade real de empoderamento das mulheres nas eleições para os legislativos municipais e também no simbolismo da eleição de Manuela D'Avila para prefeitura de Porto Alegre”.

Manuela D'Avila chegou em meio a conferência num intervalo de uma das principais atividades de sua pré-campanha a prefeitura, o Bairro a Bairro: “A prática é o critério da nossa verdade. Nosso Partido foi o único a indicar duas mulheres para secretárias de estado. É o partido que tem proporcionalmente o maior numero de mulheres em suas bancadas no Senado e no Congresso, indicando mulheres pra presidir importantes comissões nas duas casas. Nosso Partido dá grandes contribuições à nossa sociedade quando decide pelo empoderamento da mulheres”.

Adalberto Frasson, presidente do Partido na capital, parabenizou o coletivo do Partido pela realização da segunda conferência. “Não é uma casualidade a representatividade das mulheres em nossas bancadas. Nós não estamos apenas debatendo, mas atuando e por isso os resultados são visíveis com as importantes vitórias e conquistas na luta por mais espaços para as mulheres. 2012 é a oportunidade de darmos um passo adiante ocupando espaços maiores na luta geral do nosso povo”.

Pela tarde, o debate foi aberto, com grande participação das mais de 20 delegações de todo o estado. Em sua fala, Teresinha Castoldi, Secretária da Mulher do PCdoB de Ijuí, fez um relato da conferência realizada no município e a defesa das 16 resoluções tiradas neste encontro. A etapa estadual da 2ª Conferencia Nacional Sobre a Emancipação da Mulher terminou com a eleição de 12 delegados para a etapa nacional no próximo final de semana. Os delegados foram eleitos por aclamação. Compoem a delegação Bruna Rodrigues, CarINE Kloh, danusa Alhandra, Elis Regina Vargas, Rosane Simon, Marines dos Santos, Jorge Moreira, Jussara Cony, Mari Neri, Maria Luiza Soarez, Raul Carrion  e Salvio Fontes.  

Da redação local