Ignacio Ramonet: AL vive o melhor momento de sua história
A América Latina está vivendo o melhor momento de sua história, ao retirar da pobreza 80 milhões de pessoas pelas políticas de governos progressistas, afirmou o diretor do jornal francês Le Monde Diplomatique, Ignacio Ramonet.
Publicado 15/05/2012 09:50

Em entrevista ao jornal digital oficial O Cidadão, o escritor, jornalista e acadêmico destacou que no contexto regional nunca houve tanto interesse pela integração.
Em particular referiu-se à União de Nações Sul-americanas (Unasul), a Aliança Bolivariana dos Povos de Nossa América (Alba) e a Comunidade de Estados da América Latina e Caribe (Celac), como importantes mecanismos em desenvolvimento.
Tudo isto, acrescentou, mostra uma vontade latino-americana de trabalhar em comum e considerou que esse esforço que estão fazendo os governos progressistas, que são maioritários nesta região, é um esforço em defesa da justiça, da igualdade.
Comentou a existência de "uma terrível desigualdade com o monopólio do setor privado sobre os meios de comunicação, e muitos destes governos propõem a necessidade de voltar a equilibrar esse monopólio e estão criando serviços públicos de informação e comunicação, acrescentou.
"Isto é bastante mal tolerado pelos grupos privados de comunicação e por isso hoje, quando se passeia pela América Latina, há a mesma batalha que existe no Equador, onde os meios privados reprovam o governo democraticamente eleito", disse Ramonet.
Rejeitam estes governos, assinalou, por supostamente atacar à liberdade de expressão ou praticar a censura, quando na realidade o problema é que não querem perder o monopólio da propriedade dos meios que tinham.
Fonte: Prensa Latina