Alice destaca 10ª edição da Semana Nacional de Museus

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB) parabenizou nesta terça-feira (15/5), na tribuna da Câmara dos Deputados, a todos os profissionais da museologia pelo Dia Mundial do Museu – 18 de maio. A deputada fez o registro solicitando aplausos “aos profissionais envolvidos no dia a dia dos museus, que tratam da memória do Brasil e da memória histórica de todo o mundo”, como também, uma saudação ao Instituto Brasileiro de Museus pela realização da 10ª Edição da Semana Nacional de Museus.

No pronunciamento Alice fez destaque à realização, de 14 a 20 de maio, da 10ª edição da Semana Nacional de Museus, evento que acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). “Mais de mil instituições museológicas de todo o país, conjuntamente com o Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, estão promovendo eventos em torno do tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações. Essa semana que tem o propósito de mobilizar os museus brasileiros e que bateu recorde nessa edição com 1.114 museus e organizações culturais participantes que realizam 3.420 eventos em todo território nacional”.

A deputada disse ainda que o ano de 2012 comemora também um marco da museologia mundial: os 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile/1972, quando uma nova proposta de fazer museal foi apresentada ao mundo. “Para além das coleções, acervos e prédios, pensando nas metamorfoses e crises sociais que se apresentavam à época, a Mesa de Santiago lançou o desafio de pensar o museu como instituição a serviço da sociedade, da qual é parte integrante e que possui nele mesmo os elementos que lhe permitem participar na formação da consciência das comunidades que ele serve”.

Na oportunidade, Alice ressaltou a importância da criação do Instituto Brasileiro de Museus, em 2009, com a função de coordenar a Política Nacional de Museus e fomentar o acesso e o direito à memória por meio dos museus brasileiros. “Tive a honra de ser a relatora desse projeto na Comissão de Educação e Cultura, ocasião em que pude debater com representantes de museus de todo o país e me inteirar da situação de nossos museus”.

Alice Portugal também acredita que “sem dúvida, avanços ainda maiores esperam para acontecer no campo museal”. Como exemplo a necessária requalificação e modernização dos museus das cidades sedes Copa de 2014 e seu entorno, tornando-se legado cultural para a comunidade local e para o povo brasileiro. “Essa iniciativa, como outras, também necessárias à preservação da memória brasileira, necessitam de investimentos constantes e expressivos que já contam com o apoio desta Casa e tenho certeza de que continuaremos apoiando em ações individuais e coletivas”.

Por último, destacou a participação da Bahia com 59 museus sediados em 16 diferentes cidades que estão promovendo 174 eventos nesta Semana Nacional de Museus. “Somente em Salvador, cerca de 33 museus se integraram às programações e brindarão o público com a celebração de 91 eventos, numa clara demonstração de que os investimentos públicos em museus conseguem reverter benefícios para a população e são determinantes para a afirmação cultural de nosso povo”.

Fonte: Ascom do gabinete da deputada federal Alice Portugal.