Luciano manifesta apoio à greve dos metroviários
A greve dos metroviários deflagrada no Recife e em outras quatro capitais do País, Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió e Natal, foi tema de pronunciamento do deputado Luciano Siqueira (PCdoB) durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa realizada na tarde desta terça-feira (15).
Publicado 16/05/2012 14:28 | Editado 04/03/2020 16:56
“Desde 22h de ontem (segunda-feira) os metroviários do Recife deflagraram uma paralisação, cujo motivo central é a reinvindicação da reposição das perdas salariais de 2011, ano em que não houve nenhum reajuste, nem sequer pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e também a implantação do sistema nacional de saúde para a categoria”, explicou Luciano.
Segundo ele, os trabalhadores metroviários merecem toda solidariedade e apoio, pois cumprem um papel importante e até mesmo estratégico no sistema de transporte do Estado e de outras partes do Brasil.
“Aqui na Região Metropolitana do Recife, esses trabalhadores são responsáveis pelo transporte de aproximadamente 270 mil usuários em dia normal de funcionamento, envolvendo 1.700 trabalhadores. Portanto, no instante em que a economia do País alcança novos índices de produtividade, caminha para uma nova onda de elevação do seu PIB (Produto Interno Bruto), diversifica as atividades econômicas e acumula riquezas, é absolutamente justo e oportuno que trabalhadores como os metroviários reivindiquem melhoria salarial e, neste caso, a reposição de perdas acumuladas pelo reajuste zero de 2011, assim como a melhoria de suas condições de trabalho”,afirmou Luciano, registrando ao mesmo tempo sua inteira solidariedade aos trabalhadores metroviários e a disposição de acompanhar a greve e a luta da categoria, “ajudando em tudo que é possível”.
Cláusulas definidas como principais pela categoria metroviária:
1. Índice de reajuste salarial.
2. Piso salarial.
3. Plano de Saúde.
4. Gratificação de desempenho por passageiros transportados.
5. Adicional Noturno.
6. Auxilio Materno Infantil.
7. Auxílio Creche.
8. Auxílio ao empregado com filho portador de necessidades especiais.
9. Auxílio Educação.
10. Sucessão trabalhista.
A pauta de reivindicações incluem 115 cláusulas no total. Além dessas cláusulas a categoria reivindica melhores condições de trabalho, mais investimentos no sistema metroviário e mais segurança para os funcionários e usuários.
Fonte; Site do Deputado Luciano Siqueira