Unasul debate integração energética em Caracas

Nesta sexta-feira (18), representantes dos países que integram a União das Nações Sul Americanas (Unasul), se reúnem em Caracas para participar da 3ª reunião do Conselho Energético Sul Americano. Participam sete ministros da área e três vice-ministros.

O presidente do encontro, ministro do Poder Popular para as Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, indicou que a discussão do tratado energético regional é vital para o bloco “porque é onde serão emanados um conjunto de propostas, princípios e políticas de fortalecimento e recuperação dos recursos naturais”.

Durante a Reunião Extraordinária de Chefes de Estado e Governo da Unasul, realizada em maio de 2010 nos Cardales, Argentina, foram aprovadas as Linhas da Estratégia Energética Sul Americana; o Plano de Ação para a Integração Energética Regional, assim como a Estrutura do Tratado Energético Sul Americano, documentos elaborados pelo Conselho Energético, em cumprimento do mandato estabelecido na Declaração de Margarita, de 17 de abril de 2007.

O 3º Conselho Energético Sul Americano desta sexta (18) tem como propósito avançar na segurança regional nessa área, com a utilização sustentável dos recursos naturais, “em particular os energéticos, concebidos como um instrumento de progresso econômico sustentável e de desenvolvimento social com igualdade”, como indica a informação do Ministério de Relações Exteriores.

Com AVN