Ato público defenderá cotas nas universidades cearenses

Estudantes de todas as regiões do Ceará realizarão no próximo sábado, 26/5, em Fortaleza, uma manifestação em defesa das cotas sociais e étnicas para acesso às universidades.

O ato público que acontecerá a partir das 11h30, em frente ao Campus do Itaperi, da Universidade Estadual do Ceará (Av. Dedé Brasil, 1700), tem como objetivo chamar atenção do Poder Público e das Instituições de Ensino Superior cearenses para o tema, reforçando a importância das cotas para garantir igualdade de oportunidade a todos os estudantes.

“Esse é um debate em que o Ceará ainda precisa avançar em relação a outros estados. Ainda não temos abertura para um sistema de cotas nas universidades públicas, que, infelizmente, acabam resistindo muito a esse debate”, afirma Flávio Vinicius, presidente da União da Juventude Socialista (UJS) no Ceará, que organiza a manifestação, como parte de seu 12º Congresso Estadual.

“Ainda predomina uma visão um pouco elitista, em que a universidade não está aberta a cotas sociais e étnicas. Esse é o principal entrave. Tanto que o tema já foi debatido por instâncias como o Conselho Universitário da UFC, mas não avançou. Fomos uma das poucas entidades a votar a favor”, complementa o líder estudantil.

Congresso

A manifestação em prol da adoção de cotas sociais e étnicas nas universidades cearenses é uma das atividades do 12º. Congresso Estadual da União da Juventude Socialista (UJS), que contará com representantes de todas as regiões do Estado e terá como lema “Nas Redes e Nas Ruas, Lutando pelo Brasil dos Nossos Sonhos". O Congresso acontece no Campus do Itaperi, de 25 a 27 de maio, e deverá reunir 450 participantes, entre delegados e suplentes, eleitos nos congressos municipais da entidade, além de observadores.

O congresso visa discutir o papel da juventude na vida política do Ceará e a atuação da UJS nesse processo. Também elegerá os delegados que participarão do 16º Congresso Nacional da UJS, a ser realizado de 7 a 10 de junho, no Rio de Janeiro. A nova direção estadual da UJS também será eleita no encontro. A programação inclui ainda debates, palestras, oficinas e atividades culturais e esportivas.

Fonte: UJS/CE