Brasilienses no Campeonato de Rugby em cadeiras de rodas

Com apoio da Secretaria de Esporte do Distrito Federal, a equipe da Associação Esportiva e Cultural Brasília Quad Rugby viaja no próximo dia 30 para disputar o 5º Campeonato Brasileiro em Cadeira de Rodas em Matinhos (PR).

Dia 21, segunda, os atletas estiveram com o secretário-adjunto de Esporte, Júlio Cesar Ribeiro, para receber as passagens aéreas do Programa Compete Brasília. "Desejo boa sorte a todos na competição e estamos de portas abertas para continuar apoiando essa modalidade no Distrito Federal", afirmou Júlio Cesar.
O Compete Brasília foi criado pela Secretaria de Esporte para incentivar a participação de atletas de alto rendimento das mais diversas modalidades em competições nacionais e internacionais. Além disso, estimula o treinamento, contribuindo para a formação da identidade esportiva da cidade. O incentivo se dá por meio de concessão de passagens aéreas ou terrestres. Em caso de equipes, a secretaria aluga ônibus para levar os atletas.
O para-atleta José Higino agradeceu o apoio do Compete Brasília. "O programa tem sido fundamental para nós. Se agente fosse bancar as passagens do próprio bolso só iam viajar três pessoas", destacou. Ele acrescentou que a delegação brasiliense é formada por 14 pessoas, sendo oito para-atletas, um técnico e cinco acompanhantes – que auxiliam na locomoção dos paratletas.
No ano passado, a equipe ficou em 4º lugar na competição, mas este ano pretende conquistar uma posição melhor. Para tanto, tem treinado três vezes por semana numa quadra coberta no Gama. Os principais adversários serão as equipes de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Durante a competição serão escolhidos os jogadores que irão formar a seleção brasileira da modalidade.