Atuação do Piauí no combate à febre aftosa é destaque nacional

O Estado aguarda o reconhecimento de área livre da aftosa ainda no segundo semestre deste ano.

Febre Aftosa - Kalberto Rodrigues
A TV Bom Negócio, conhecida pelo trabalho desenvolvido na área do Agronegócio, há mais de 50 anos exibe uma programação com a finalidade de informar sobre os temas que movimentam o agronegócio no mundo. Uma de suas edições recentes abordava o trabalho desenvolvido no Piauí em combate à febre aftosa, bem como as ações implementadas para ser reconhecido como área livre da aftosa. Além do Piauí, a reportagem destacou as ações realizadas no Estado da Bahia, que atualmente possui mais de 265 mil propriedades com alguma atividade agropecuárias.

No decorrer da matéria, é mostrado como o Piauí vem atuando na busca para entrar no status de zona livre da aftosa. A Agência de Desenvolvimento Agropecuário do Piauí (Adapi) é citada, e destacada a sua participação no estudo soroepidemiológico para avaliar a circulação viral no Piauí. Um dos objetivos desse estudo é, justamente, comprovar a eficiência do sistema de vigilância sanitária do Estado.

Raimundo José, diretor técnico da Adapi, afirma que o órgão está trabalhando muito, e nos últimos cinco anos alcançou resultados bastante expressivos. São eles: índices vacinais consolidados, o órgão sempre alcança índices com mais de 90% de vacinação nas campanhas, sendo que na última realizada, o total foi de 97,47% das cabeças de gado imunizadas, além da consolidação de base cadastral e o controle efetivo do trânsito.

“Todas essas ações nos credenciaram para chegar à etapa livre da aftosa. Inclusive, o inquérito soroepidemiológico já foi iniciado e esperamos que em outubro já tenhamos o reconhecimento de área livre da aftosa e em maio de 2013 o reconhecimento internacional”, afirma Raimundo José. Os estados que participam do estudo são: Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pará e Pernambuco. Os resultados devem ser concluídos até outubro, quando serão analisados outros dados operacionais de cada estado para enfim reconhecer a zona de livre aftosa ou não em cada um deles.