7º Congresso da UJS-PI movimenta juventude piauiense

 Estiveram presentes delegações de Pio IX, Floriano, Parnaíba, Teresina, Tanque do Piauí e Picos.

UJS Piauí - Jarbas Santana
A União da Juventude Socialista piauiense realizou no último sábado (26) seu 7º Congresso Estadual, o evento aconteceu no Espaço Trilhos em Teresina-PI. Estiveram presentes delegações de Pio IX, Floriano, Parnaíba, Teresina, Tanque do Piauí e Picos.

Na mesa de abertura participaram José carvalho Rufino, vice-presidente estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Elton Arruda, presidente do do PCdoB de Teresina, o nigeriano Usman Abdulhadi, que é presidente da Associação dos Estudantes do Programa de Convênio de Graduação da Universidade Federal do Piauí – APECG/UFPI, Socorro Silva, representando a Juventude do Partido dos Trabalhadores, Cássio Borges presidente Estadual da UJS e Raíza Lima do Diretório Central dos Estudantes da UFPI. Na abertura a mesa saudou os presentes e reforçaram a importância da juventude lutar por seus ideais.


Em seguida o professor Elton Arruda debateu “Conjuntura Nacional e Eleições 2012”, em que ressaltou que nestas eleições “o protagonismo da juventude é de extrema importância neste pleito. Pois os jovens tem que votar consciente e sobretudo eleger jovens candidatos para que essa juventude tenha representante nas câmaras municipais e nas prefeituras”.

No debate “Nas redes e nas ruas”, com Cássio Borges, Marceone Rodrigues da Confederação Nacional de Associações de Moradores – CONAM, Rafel Costa da UJS de Timon-MA. Os debatedores destacaram que as redes e as ruas se complementam nos dias atuais, e citaram exemplos como o #contraoaumento em Teresina. Rafael Costa frisou ainda sua atuação na vizinha cidade de Timon no Maranhão, em que faz duras críticas à administração municipal com a campanha “visite Timon antes que acabe” no facebook.


No período da tarde foi a vez de Ângela Guimarães (foto acima), presidente do Conselho Nacional de Juventude falar sobre “políticas Públicas de Juventude”. Ângela destacou o papel da UJS no Conselho Nacional de Juventude, na luta pela aprovação do Estatuto da Juventude, que tem grandes conquistas, mas que precisa de muito mais coisa para contemplar uma maior parcela da juventude. Guimarães falou ainda que a juventude obteve grandes avanços nos governos Lula e Dilma, mas é preciso lutar por mais conquistas, sobretudo na área da economia.

A juventude presente pôde participar ainda dos grupos de trabalho: Educação, Drogas e Violência, Mulheres, LGBT, Meio Ambiente, Cultura e Trabalho Decente. No GT de Cultura que foi coordenador pelo Diretor Arimatan Martins, foi criado o Grupo de Teatro da UJS, visando a participação no I Festival de Cultura do 16º Congresso Nacional da UJS. Martins vai dirigir e ensaiar com os militantes da UJS.

Durante a Plenária Final foi eleita a direção estadual com 46 membros e recondução de Cássio Borges para a presidência da UJS-PI e Enzo Samuel vice-presidente. Na oportunidade foram eleitos ainda os delegados para o Congresso Nacional. Durante a plenária final os militantes da UJS homenagearam Eduardo Alemão e Gardiê Silveira por suas contribuições à UJS e por terem cumprido seus papéis na direção estadual da entidade.

O evento foi encerrado com atividade cultural com Arranjo Roots, oportunidade em que os militantes se divertiram e se confraternizaram.