PCdoB do norte de Minas se reúne em Montes Claros

A Câmara Municipal de Montes Claros sediou no último sábado (26) o Encontro Macrorregional Norte do PCdoB, reunindo dezenas de militantes, pré-candidatos a vereador e prefeito de 14 cidades da região. O Encontro foi aberto pelo ex-vereador de Montes Claros, Lipa Xavier, presidente do Comitê Municipal e membro da Direção Estadual, que fez uma saudação aos presentes e apresentou as razões da convocação do Encontro.

A mesa diretora dos trabalhos foi composta pelo Secretário de Organização do PCdoB-MG, Richard Romano, pelo vice-presidente do PCdoB-MG, Wadson Ribeiro, pelo dirigente do PCdoB de Montes Claros, Farley Sindeaux, pelo dirigente do PCdoB de Januária, Eder Castilho e pela dirigente do PCdoB de Jaíba, Andréa Eloíza.

Ao ato de abertura estiveram presentes o presidente do Diretório Municipal do PT, José Helber Sarmento, e o deputado estadual Paulo Guedes, também do PT, além de Júlia Inês, do Comitê Estadual do PCdoB.

José Helber relembrou momentos históricos em que o PCdoB e PT estiveram juntos, desde as Diretas Já, passando pelas eleições de Lula em 2002 e 2006 até a eleição da presidenta Dilma Rousseff em 2010. Em seguida o deputado estadual Paulo Guedes (PT), pré-candidato a prefeito de Montes Claros, saudou a militância reafirmando o apoio do Partido dos Trabalhadores às pré-candidaturas comunistas do jovem vereador Hebert Levi, pré-candidato a prefeito na cidade de São Romão, e do também vereador Denilson Silveira, o Denilsão, em Francisco Sá. Apresentou também a possibilidade de alianças em demais municípios da região, em especial Montes Claros, onde o PT não tem candidatura própria há 16 anos.

Wadson Ribeiro fez um breve relato da história de lutas do PCdoB em seus 90 anos, “o partido mais antigo mas, ao mesmo tempo, o mais jovem do Brasil”, e apresentou os desafios a serem enfrentados no momento. Sobre as eleições deste ano, Wadson ressaltou a necessidade de vencer as forças reacionárias que dão sustentação ao governo do estado. “Qual a política social relevante do governo Anastasia? Minas está em descompasso com o restante do país”. Ainda segundo o dirigente, “nas próximas eleições devemos enfrentar duas questões centrais: dar resposta aos anseios das populações das cidades e politizar as eleições, demonstrando que temos lado, o de quem está construindo um país forte, desenvolvido e soberano”. Ao final concluiu dizendo que “eleger prefeitos e vereadores do PCdoB é uma necessidade histórica do nosso país e no norte de Minas, região onde mais temos parlamentares no estado, temos que dobrar o número de vereadores.”

Richard Romano apresentou o projeto eleitoral do Partido em Minas Gerais, informando que vamos disputar com candidato próprio a prefeito em mais de 30 prefeituras em Minas, entre elas Contagem, Coronel Fabriciano e, no norte, Januária com Jovino Sá, Berizal com Josimar Miranda, as já citadas São Romão e Francisco Sá, além de Jaíba, Buritizeiro, Lassance, Matias Cardoso e Urucuia. “Precisamos ampliar nossa representação no parlamento e eleger prefeitos e prefeitas comunistas, para isso faz-se necessário ampliar nossa influência através de novas filiações, fortalecimento da vida partidária e diálogo com amplos setores da sociedade, em especial os trabalhadores, as mulheres e a juventude” afirmou o dirigente.

Após a apresentação da conjuntura de cada município, feita por seus respectivos dirigentes, o encontro foi encerrado com a certeza de que a batalha eleitoral não será fácil, mas o PCdoB dispõe das armas necessárias para o seu enfrentamento: a política mais acertada e a militância mais aguerrida.

Além dos militantes de Montes Claros, estiveram presentes representantes das cidades de Januária, Jaíba, São Romão, Capitão Enéas, Matias Cardoso, Campo Azul, Brasília de Minas, Porteirinha, Berizal, Varzelândia, Francisco Sá, Claro dos Poções e São João do Paraíso.

De Montes Claros, Ramon Fonseca