Plano de paz depende do fim de ação terrorista, diz Assad a Annan

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, recebeu, nesta terça (29), o enviado especial das Nações Unidas, Kofi Annan, e a delegação que o acompanha. Eles debateram a situação do país, desde o início da implementação do plano de paz, e analisaram formas de remover os obstáculos que continuam a dificultar a execução da iniciativa, como a escalada do terrorismo em algumas áreas na Síria.

Bashar al Assad (no centro, à direita) conversa com Kofi Annan (centro, à esquerda) em Damasco / Foto: Reuters

Assad disse que os grupos armados intensificaram significativamente seus atos terroristas nos últimos dias, em diferentes partes da Síria, e realizaram assassinatos e sequestros contra cidadãos do país, bem como operações de saques e ataques a instalações públicas e privadas, por meio de incêndio ou sabotagem das mesmas.

Além disso, o presidente al-Assad ressaltou a necessidade de os Estados que financiam, armam e acolhem grupos terroristas se comprometerem com o Plano de Annan. Ele também defendeu a importância de que se examine se há vontade política desses países de ajudar a combater o terrorismo.

Al-Assad garantiu ao enviado do organismo internacional que o sucesso de seu plano depende do fim dos atos dos terroristas e daqueles que os promovem, assim como de deter o tráfico de armas para a Síria.

Por sua vez, Annan elogiou o espírito positivo que caracteriza a coordenação entre o governo da Síria e a equipe de observadores internacionais. A reunião contou com a presença do ministro dos Negócios Estrangeiros e Emigrantes, Walid al-Moalem, a assessora Política e de Mídia da Presidência, Buzeina Chaaban, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, Faisal Mikdad, e do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Jihad Makdisi.

Fonte: Agência Sana