10ª Noite Africana acontece nesta sexta (01)

 A comemoração vai acontecer na Associação dos Docentes da UFPI – Adufpi, a partir das 22 horas

Festa da África - Divulgação
Em referência ao Dia da África, que foi comemorado no último dia vinte e cinco de maio, os estudantes africanos da Universidade Federal do Piauí, promoverão nesta sexta-feira (01/06) a décima edição da festa “Noite Africana”.

A comemoração vai acontecer na Associação dos Docentes da UFPI – Adufpi, a partir das 22 horas, as atrações ficam por conta de vários dj’s africanos, que tocarão Kuduro, Decalé, Zoulk, Gumbé e Funaná, ritmos que agitam as noites na África e balançaram o corpo dos piauienses. Os convidados poderão ainda desfrutar de várias bebidas e comidas tipicamente africanas. A festa tem o apoio da ADUFPI do Diretório Central dos Estudantes da UFPI.

O Dia da África

A Organização da Unidade Africana escolheu o dia da sua constituição, 25 de Maio de 1963 como o Dia da África, para o mundo celebrar e lembrar os africanos, medindo o progresso que este continente fazia e faz na comunidade internacional.

O ato constituiu-se no maior compromisso político dos líderes africanos, que visou a aceleração do fim da colonização do continente.

No dia 25 de Maio de 1963 reuniram-se 32 Chefes de Estado africanos com ideias contrárias à subordinação a que o continente estava submetido durante séculos (colonialismo, neocolonialismo e "partilha da África").

Dessa reunião, nasceu a OUA (Organização de Unidade Africana). Pela importância daquele momento, o 25 de Maio foi instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, Dia da Libertação de África.