Músico Nelson Jacobina morre aos 58 anos
O músico Nelson Jacobina, parceiro de Jorge Mautner em composições como "Maracatu Atômico" e "Lágrimas Negras", morreu na manhã desta quinta-feira (31), aos 58 anos. Ele sofria de câncer.
Publicado 31/05/2012 11:40

Jacobina foi internado no domingo no Instituto Pró-Cardíaco, no Rio de Janeiro, e desde então estava respirando com ajuda de aparelhos.
Há 15 anos, o músico foi diagnosticado com câncer na parótida, uma das três glândulas salivares. Após passar por vários tratamentos, foi dado como curado. Há dois anos, o tumor voltou, se espalhou e chegou a outros órgãos, afetando principalmente o pulmão. Ao ser internado, no domingo, o músico reclamava de dificuldades para respirar.
O velório estava marcadao para começar às 13h desta quinta na capela oito do cemitério São João Batista, em Botafogo. O sepultamento aconteceria às 16h.
Jacobina ficou conhecido nos anos 1970, graças a suas parcerias com o cantor e compositor Jorge Mautner. Ele e Mautner compuseram juntos, entre muitas outras, as canções "Lágrimas Negras", gravada por Gal Costa, e "Maracatu Atômico", que ganhou registros famosos de Gilberto Gil e Chico Science & Nação Zumbi.
Desde o começo dos anos 2000, Jacobina atuava como músico na Orquestra Imperial. Mesmo muito doente, gravou, há cerca de um mês, o segundo álbum de estúdio da big band carioca.
Repercussão
A notícia da morte de Jacobina começou a se espalhar primeiro pelo Twitter, onde músicos como China perguntavam se a informação era real. Assim que a confirmação saiu, outros artistas começaram a prestar suas homenagens ao músico por meio de seus perfis.
Uma das primeiras foi a cantora Karina Buhr. “NELSON JACOBINA!!!!! Foi-se pra trás do arranha céu, nosso porta estandarte!!! Mas a gente grita de AMOR!!!!”, escreveu.
O rapper Emicida também prestou suas condolências. “Triste manhã pra música brasileira, Nelson Jacobina faleceu. Descanse em paz mestre.”.
Com agências