Ortega: "Cúpula dos Países Não-Alinhados defenderá paz mundial" 

“A 16ª Cúpula dos Países Não-Alinhados será um momento importante para que se escute a voz dos povos em defesa da paz mundial”, assegurou o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, nesta quarta-feira (30).

Convocado para setembro o fórum se realizará "em uma nação que tem sido vítima de guerra, vítimas de tiranias, que está ameaçada e em zona onde temos situações dolorosas", estimou o mandatário ao referir a República Islâmica do Irã.

Em diálogo com Ali Saidlu, vice-presidente para Assuntos Internacionais do Irã, Ortega lembrou que a essência do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA) é anticolonialista, anti-neocolonialista e anti-imperialista.

Ortega considerou sem fundamentos as acusações de grandes potências empenhadas em fazer achar que o Irã constitui uma ameaça para a humanidade e em relação com territórios vizinhos.

"Onde chegaram a semear a guerra e a morte os imperialistas, o Irã chegou depois para levar o bem-estar, a paz, a solidariedade", afirmou o governante em referência ao apoio iraniano ao povo do Iraque.

"Irã tem boas relações como Paquistão, com Afeganistão, com países que têm sido submetidos a uma política de terror, mas se fixem que contraste, onde está a ameaça?, a ameaça para a paz não é o Irã", assegurou.

Ortega também denunciou a política de genocídio contra o povo palestino, "que segue sendo vítima da mais brutal e sistemática violação de seus direitos fundamentais, de seus direitos como povo, como nação, de seus direitos humanos".

Fonte: Prensa Latina