Presidente alemão critica política israelense de assentamentos
Na visita de quase três dias a Israel que termina nesta quinta-feira, o presidente alemão apelou para que os israelenses retomem o processo de paz com os palestinos através de um "sinal" na política de assentamentos. Ao mesmo tempo em que enfatizou o compromisso da Alemanha em relação a Israel, sugeriu que uma solidariedade irrestrita pode se mostrar problemática.
Publicado 31/05/2012 10:41
No segundo dia de sua passagem por Israel, o presidente alemão, Joachim Gauck, visitou, entre outros, o Instituto Weizmann, entidade de pesquisa científica próxima a Tel Aviv.
Lá, Gauck se encontrou com pesquisadores alemães e israelenses e insinuou que ambos os povos devem olhar para adiante, para impedir que as relações entre Alemanha e Israel se resumam a uma "cultura de preocupação", se referindo indiretamente à responsabilidade dos alemães devido à sua história recente.
Ele destacou que, entre os dois países, existe, além do trabalho necessário de superação do passado, "uma longa tradição de cooperação para formar o presente e o futuro."
Divergências com Netanyahu
Em encontro com o chefe de governo israelense, Benjamin Netanyahu, Gauck afirmou que "a Alemanha e a Europa ficariam agradecidas com qualquer sinalização referente à questão dos assentamentos. Consideramos esse tema fundamental para o processo de paz". Netanyahu, porém, rejeitou uma mudança no rumo do governo.
Segundo o porta-voz do presidente alemão, Gauck deixou claro para o primeiro-ministro israelense que a crítica alemã à política de assentamentos não é uma ameaça à amizade entre os dois países, mas é parte de um diálogo franco e necessário entre as nações.
Gauck colheu aplausos da oposição em Berlim ao comentar uma frase da chanceler federal alemã, Angela Merkel, que afirmou ser a segurança de Israel uma questão de "razão de Estado" para a Alemanha. Na terça-feira, o presidente lembrou que tal posicionamento poderia trazer problemas à Alemanha no caso de um ataque militar de Israel contra o Irã.
Com DW