Lula Morais sugere que Exército assuma obras da Delta na Capital

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) sugeriu, durante pronunciamento na sessão plenária na última sexta-feira (1º/6), que a Prefeitura de Fortaleza estude a possibilidade de o Exército Brasileiro, através do seu Batalhão de Engenharia, assumir as obras dos túneis da Via Expressa na Capital.

A construção estava sob responsabilidade da empresa Delta, que desistiu da empreitada, e inviabilizou a licitação feita pelo Município. Segundo o deputado, como os demais concorrentes do certame, à época, foram desclassificados, uma nova concorrência precisaria ser feita, gerando possivelmente mais atrasos.

Diante disso, a sugestão dada por Lula Morais dispensaria uma nova licitação. “É um instrumento constitucional possível do qual o Município poderia se utilizar. O problema não é a Prefeitura ficar com a obra e nem é o Estado assumir. O entrave é ter de fazer uma nova licitação, o que pode levar mais de 30 dias para iniciar, começando a obra praticamente em outubro”, comentou.

A construção dos túneis é necessária para o desenvolvimento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), obra de mobilidade urbana prevista no cronograma de preparação para a Copa do Mundo de 2014.

Eleições Municipais

Lula Morais comentou ainda que seu partido está aberto para debater com o PSB uma aliança para a disputa à Prefeitura de Fortaleza a partir do nome do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). “Estamos discutindo as possibilidades de nos aliarmos”, reforçou.

O deputado registrou ainda o festival de humor de Maranguape, evento que, segundo ele, está consolidado no calendário cultural cearense e deve ser incluindo oficialmente na agenda de eventos do Estado.

Em parte, o deputado Ely Aguiar (PSDC) disse que a sugestão de Lula de convocar o Exército é válida porque Fortaleza “está no prejuízo”. Ele lembrou que há como flexibilizar as licitações voltadas para a Copa do Mundo, com base na Medida Provisória que facilitou os certames de obras para o evento em 2014.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia