Meio Ambiente: Parque Rachel de Queiroz recebe manifestação

Na manhã desta terça-feira (05/06), Dia do Meio Ambiente, o mandato “Coragem pra Lutar”, da vereadora Eliana Gomes (PCdoB), em apoio ao Movimento Pró-Parque Rachel de Queiroz, realiza ato em defesa do projeto de urbanização do Parque Rachel de Queiroz, área verde de 254 hectares que compreende 22 bairros na região oeste da cidade.

Através da sensibilização dos moradores e visitantes da região, o objetivo é mobilizar a sociedade para defesa do início das obras de urbanização do trecho 06 do Parque, previsto em emenda ao orçamento municipal, sob responsabilidade da Prefeitura de Fortaleza, proposta por Eliana Gomes e aprovada no Orçamento de 2012 junto a Comissão de Orçamento e Fiscalização da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).

O orçamento, aprovado no fim de 2011, mas, conforme Eliana, não houve a aplicação da emenda até o momento, já que a licitação do trecho 6 do Parque Rachel de Queiroz foi concluída há mais de 2 meses, mas o Executivo não encaminhou as obras até o momento.

A luta é histórica junto aos movimentos sociais e uma das maiores demandas das pessoas e entidades que se organizam em defesa do Direito à Cidade é apoiada pela vereadora comunista desde o início, tanto como moradora da região quanto como militante do movimento popular.

O evento contará com caminhada, abraço simbólico ao Parque, plantio de mudas por crianças da Creche Favo de Mel, além de brincadeiras com palhaços e piquenique.

Libera, Luizianne!

Diante disso, moradores da região, juntamente com movimentos sociais e entidades ambientais, lançaram movimento para pressionar o Executivo a dar encaminhamento ao projeto de desenvolvimento do Parque.

Uma série de manifestações foi organizada na internet e rapidamente ganhou popularidade. A idéia é manter a mobilização até a decisão da Prefeita Luizianne Lins, que o movimento espera ser pelo encaminhamento da obra.

Dia do Meio Ambiente

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Fonte: Assessoria da Vereadora Eliana Gomes (PCdoB)