PCdoB de Diadema marca Convenção e mobiliza pré-candidatos

Embalado pelo crescimento na cidade, partido realiza plenárias preparatórias para a Convenção Municipal e também para orientar sobre a legislação eleitoral

PCdoB Diadema - Divulgação

De olho no processo eleitoral de outubro deste ano, o PCdoB em Diadema definiu a data de sua convenção, que acontecerá no dia 24, às 10h, na Câmara de Diadema. Antes, no dia 12 de junho, a direção promoverá o 3º encontro com pré-candidatos a vereador do partido na cidade. Na última quarta-feira, 30 de maio, o PCdoB realizou o 2º encontro,voltado para os pré-candidatos e coordenações de campanha.

O evento de quarta-feira, realizado na Câmara de Diadema, foi uma oportunidade para a direção e as lideranças do partido discutirem a plataforma de luta do PCdoB na cidade, possíveis opções de coligações e esclarecer sobre a legislação eleitoral. Na ocasião, foi colocado também à disposição o manual do candidato organizado pela Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam).

No manual estão todas as informações eleitorais sobre o que pode e o que não pode no processo eleitoral. Brindes, por exemplo, podem ser distribuídos, mas cestas básicas, remédios, camiseta, bonés não podem durante a campanha eleitoral sob pena de perda do registro da candidatura. Estas informações podem ser obtidas com mais detalhes no site da Câmara de Diadema (http://www.cmdiadema.sp.gov.br/) e o manual pode ser baixado gratuitamente.

Entusiamo

Os dirigentes do PCdoB de Diadema estão confiantes com a realização da Convenção, quando esperam reunir cerca de 500 pessoas. Pela primeira vez o PCdoB local terá uma chapa bastante heterogênea com lideranças de vários bairros e diversos segmentos, além de uma forte participação de mulheres.

Segundo o secretário de Formação, Valdemir Monteiro da Silva, o 3º encontro vai discutir as tarefas para a campanha eleitoral.“O partido tem atualmente 40 candidatos, mas por conta das coligações podem ser abertas mais duas vagas para candidaturas”, explicou Valdemir.

O presidente municipal do partido, Laércio Soares, que também é o atual presidente da Câmara de Diadema, disse que espera uma grande convenção por isso dá grande importância aos encontros com pré-candidatos. “Nosso objetivo com a realização dos encontros com os pré-candidatos é fazer uma grande convenção no dia 24, com organização e discurso afinado”, disse.

Laércio Soares afirmou que em comparação com as últimas eleições (2008 e 2010) o partido avançou bastante. “Não só no número de candidaturas, mas na qualidade dos candidatos e filiados do partido na cidade”, completou.

Participação feminina

Outro destaque citado por Laércio é a participação feminina no partido. As mulheres comunistas se organizaram com a União Brasileira de Mulheres de Diadema (UBM) e também são maioria na direção da União da Juventude Socialista (UJS). “Isto já refletiu na nossa chapa de candidatos com uma forte participação feminina”, enfatizou.

Os números apontam o crescimento do PCdoB na cidade. Na eleição municipal de 2008, o partido teve apenas oito candidatos a vereador e elegeu apenas um, numa coligação com o PT. Desta vez o partido tem 40 nomes e por conta da coligação deverá ter entre 32 e 35 candidatos.

“Crescemos não só em quantidade, mas principalmente em qualidade e os nomes que apresentaremos para a população de Diadema certamente poderão representar bem o partido e a cidade no caso de elegermos dois ou três dos nossos”, disse Laércio.

De acordo com ele, o PCdoB sairá fortalecido após outubro de 2012. “Renascerá em nível nacional, um novo partido de médio ou grande porte, mais fortalecido e concentrado nas suas diretrizes”, opinou Laércio.

Da Redação com a colaboração de Wilson de Sá – Gabinete da Presidência da Câmara de Diadema