PCdoB define tática para eleições municipais de outubro

Presidentes e secretários de Organização de diretórios municipais do PCdoB de mais de 200 municípios baianos se reuniram no último sábado (2), em Salvador, para afinar o discurso em torno da tática eleitoral do partido para as eleições de outubro. O encontro contou com a participação do secretário Nacional de Organização do PCdoB, Walter Sorrentino, do presidente Estadual, Daniel Almeida, e da deputada federal e pré-candidata a prefeitura de Salvador, Alice Portugal.

Durante a realização do 1º Encontro Estadual de Presidentes e Secretários de Organização do PCdoB, foi aprovado ainda o Termo de Compromisso dos Candidatos e Candidatas do PCdoB e conclamada a ampla mobilização para as Convenções municipais, a serem realizadas entre os dias 10 e 30 de junho.

De acordo com o secretário Nacional de Organização, Walter Sorrentino, “os encontros serão realizados em todo o país e a atitude do partido na Bahia é sempre importante para o Brasil.” Além disso, Sorrentino salienta a expectativa do partido em ter uma chapa encabeçada por Alice Portugal para concorrer à prefeitura de Salvador. Na visão do secretário, um fato importante do evento foi a ampla participação dos companheiros de partido.

Em relação às eleições, Walter Sorrentino informou que o partido tem expectativas realistas e vai lançar candidatura majoritária em seis capitais. “Neste ano, o PCdoB está fechando chapas majoritárias de vereadores, número este infinitamente maior do que o apresentado em outros pleitos".

Para o presidente Estadual, Daniel Almeida, “o encontro foi bastante positivo, tanto pelo número de participantes, mais de 400 pessoas, quanto de municípios representados, mais de 200. Foi exitoso também pela qualidade do debate que tivemos. Isso reafirma o projeto do PCdoB para 2012 na Bahia, dando a certeza de que os dirigentes entenderam este projeto como importante no campo de apoio ao governo federal e estadual e afirma o projeto que o partido tem de crescer Bahia. O encontro nos deu também a certeza de que alcançaremos a nossa meta de eleger 30 prefeitos e 300 vereadores".

Almeida acredita que o encontro cumpriu o objetivo de afinar o discurso que o partido fará nesta disputa e orientar os dirigentes para preparação das convenções eleitorais, de olho nas alianças e na busca de uma estrutura organizativa capaz de eleger prefeitos e vereadores. “Para isso, temos que ter boas alianças, discurso afinado e boa estrutura organizativa”, acrescenta a presidente do PCdoB.

A deputada federal Alice Portugal acredita que “a organização serve ao partido e é preciso estar organizados para enfrentar os desafios, que chegarão com as eleições de outubro. Durante o encontro, foram tratadas as pendências das alianças prioritárias, pois somos um partido da base da presidenta Dilma e do governador Wagner, foi abordada também a candidatura própria para a eleição em Salvador, na qual meu nome foi defendido". Alice disse que o PCdoB está fortalecido em todos os estados brasileiros e tem como meta se organizar em todos os municípios do país para lançar candidaturas próprias.

De acordo com a secretária Estadual de Organização, Daniele Costa, o encontro serviu para reafirmar o projeto político no qual o PCdoB está inserido e construí-lo em parceria com o governo Wagner. Entre os pontos citados no Termo de Compromisso dos Candidatos e Candidatas do PCdoB é possível destacar o Compromisso com a história e imagem do partido, Compromisso com os princípios programático no 12º Congresso e o trato com o bem público.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro