Redes sociais: Médicos dos "Frotinhas" se mobilizam por justiça

Os médicos dos "Frotinhas", hospitais secundários do município de Fortaleza, se reuniram no auditório do Sindicato dos Médicos do Ceará, na última semana, para organizar um movimento que vai lutar por melhores condições de trabalho nos Frotinhas e outros hospitais secundários. O SIMEC esteve representado pelo seu presidente, José Maria Pontes e pela diretora Mariana de Moura Fé.

Durante o encontro, o cirurgião geral Ricardo Torres de Melo fez uma apresentação com fotos e discorreu sobre o caos que eles enfrentam nas emergências. Segundo Ricardo, um médico atende cerca de 130 pacientes em um plantão de 16 horas. "Isso é desumano, o médico também tem direito de descansar", protestou, apontando artigos do Código de Ética Médica, que, segundo ele, são desrespeitados pela administração municipal.

Em um grupo na rede social Facebook, quase 700 médicos se comunicam e debatem formas de lutar pelos seus direitos e pela dignidade de seus pacientes. No grupo, são relatados fatos do dia a dia desses médicos. Entretanto, eles decidiram fazer uma ação fora da tela do computador. Em assembleia, a categoria decidiu fazer uma Carta Aberta à população de Fortaleza, para que entendam a situação do médico quanto à falta de estrutura e de condições ideais para atendimento. Outras medidas serão definidas pela rede social.

No encontro, a Dra. Neodan Rodrigues, da Comissão de Fiscalização do CREMEC, afirmou que todos os relatórios das visitas da comissão aos hospitais são enviados oficialmente aos setores responsáveis. "A saúde de Fortaleza vive um caos em todos os aspectos", conclui Neodan.

O SIMEC e o CREMEC firmaram apoio à luta do grupo e se prontificaram em ajudar a fazer o movimento. O grupo do Facebook chama-se SOS Frotinhas – Nossa Meta é Justiça. Para participar basta pedir permissão na página.

Fonte: SIMEC