Melhorias no Parque Ecológico de Taguatinga
A Secretaria do Meio Ambiente e o Instituto Brasília Ambiental iniciam, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, as obras de Revitalização do Parque Ecológico Saburo Onoyama.
Publicado 05/06/2012 10:48 | Editado 04/03/2020 16:41
Serão investidos aproximadamente R$ 2,2 milhões na recuperação da unidade, localizada em Taguatinga.
Popularmente conhecido como "Vai quem quer", o Parque Ecológico Saburo Onoyama será contemplado pelo programa Brasília, Cidade Parque, atendendo a uma demanda antiga da comunidade local. O Parque foi criado oficialmente por meio de decreto em 1996.
O Dia Mundial do Meio Ambiente marca, ainda, o aniversário de uma importante ação do Governo do Distrito Federal: o programa Brasília, Cidade Parque. O objetivo do programa é revitalizar os 72 parques e as 22 unidades de conservação do DF de forma sustentável. Em apenas um ano de atividades, o Brasília, Cidade Parque já contemplou 12 unidades – algumas já executadas e outras em fase de planejamento. Espalhadas por diversas regiões administrativas, esses locais estão ganhando cara nova ao receber projetos que alinham sustentabilidade e modernidade, em busca de uma melhor qualidade ambiental e de vida para todo o DF.
Dia Mundial do Meio Ambiente – Comemorada em 5 de junho, a data traz reflexão e sensibilização em relação à utilização dos recursos humanos e à preservação do planeta em que vivemos. Em 2012, o Brasil foi escolhido pela Organização das Nações Unidas para sediar as comemorações mundiais e a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, que ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro de 13 a 22 de junho.
O tema deste ano é a economia verde e os desdobramentos relacionados ao uso sustentável de recursos naturais visando à geração de emprego, renda e a solução dos problemas existentes nas cidades modernas. O case do programa Brasília, Cidade Parque será apresentado mundialmente durante a Conferência da ONU.
Economia Verde – O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) define Economia Verde como aquela que resulte em melhoria do bem-estar humano e da equidade social ao mesmo tempo em que reduz de forma significativa os riscos ambientais e a escassez ecológica. Na sua expressão mais simples, uma economia verde pode ser entendida como uma economia de baixo carbono, uso eficiente dos recursos e inclusão social.