Ministra diz que Chávez deve formalizar candidatura na segunda

A ministra para a Educação Universitária da Venezuela, Yadira Córdova, disse ter "quase certeza" que o presidente Hugo Chávez irá formalizar sua candidatura à Presidência no Conselho Nacional Eleitoral (CNE) na próxima segunda-feira.

Ela disse, em um encontro com militantes universitários chavistas, que o mandatário "faz piruetas e poderia mudar a data [da inscrição] para o sábado" e pediu que os estudantes estejam preparados para acompanhá-lo neste dia.

Chávez busca a reeleição para um terceiro mandato. Ele irá concorrer com Henrique Capriles Radonski, o candidato único da coalizão de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD).

Capriles anunciou que no próximo dia 10 irá realizar uma caminhada até a sede eleitoral em Caracas para formalizar sua candidatura. Chávez, por sua vez, não anunciou ainda oficialmente quando irá formalizar sua inscrição.

Pesquisa

A mais recente pesquisa eleitoral, de maio, realizada pelo Instituto Venezuelano de Análise de Dados  (IVAD) conclui que Chávez tem 54,8% da preferência do eleitorado venezuelano, contra 26,3% de Capriles.

A diferença a favor do presidente totaliza, praticamente o dobro da atribuída a seu adversário na disputa pelo palácio presidencial de Miraflores. O levantamento coordenado pelo especialista em pequisas Félix Seija entre os dias 15 e 22 de maio aponta, também, que o atual chefe do governo detém a confiança de 64,5% da população do país.

A avaliação positiva de seu governo chega a 75,7% e o apoio à sua tentativa de reeleição a 60,3%.  No levantamento 57,9% dos pesquisados responderam sim à questão “quero que a Venezuela vá em direção à qual está levando o presidente Chávez”.

Con câncer e em tratamento há meses em Havana, mesmo assim o presidente Hugo Chávez conta com a crença de 70,4% dos venezuelanos, de que ele vai melhorar de saúde e manterá sua candidatura à reeleição para o pleito de 7 de loutubro próximo.

Com agências