Temporada de convenções abre com partidos em busca de aliados

Começou neste domingo (10) e vai até o dia 30 de junho o período oficial das convenções partidárias, momento em que as siglas formalizam seus candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, além das coligações que irão compor nas chapas majoritária e na proporcional para a disputa eleitoral deste ano.

Definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os 21 dias reservados para as convenções marcam a aproximação das definições envolvendo as negociações realizadas por políticos e partidos tendo como meta a disputa pelo voto dos eleitores.

Uma das convenções mais esperadas ocorrerá já nesta segunda-feira (11), data marcada pelo PP em Porto Alegre para definir se irá apoiar a deputada federal Manuela D'ávila (PCdoB) ou se ingressará na chapa do atual prefeito José Fortunati (PDT) que tenta a reeleição para à prefeitura da capital gaúcha.

No domingo, o PT de Belo Horizonte (MG) inaugurou a temporada das convenções. O partido ratificou a aliança com o atual prefeito Marcio Lacerda (PSB) e definiu o deputado federal Miguel Corrêa Júnior como candidato a vice-prefeito.

Também no domingo, o PDT de Salvador apresentou seus candidatos à Câmara Municipal da capital baiana e delegou à executiva nacional a decisão sobre apostar em uma candidatura própria ou ser vice do PT, que terá Nelson Pelegrini como candidato a prefeito.

No Rio de Janeiro, as primeiras convenções ficarão por conta do PSDB, que deverá lançar o nome do deputado federal Otávio Leite. O Psol confirmará o nome do deputado Marcelo Freixo na segunda-feira.

Em João Pessoa (PB), o PSB fez no domingo a convenção completamente rachado. O atual prefeito Luciano Agra perdeu o direito de disputar a reeleição para a ex-secretária de Planejamento do município, Estelizabel Bezerra, que é apoiada pelo governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB).

Em São Paulo

Os principais partidos da capital mais importante do país marcaram as datas de suas convenções com exceção do PMDB, de Gabriel Chalita e do PT, de Fernando Haddad. Os tucanos escolheram o dia 24 para a promoção de José Serra (PSDB); o PDT no dia 16 deve apresentar Paulinho da Força, o PPS de Soninha Facine se encontrará em 23, mesma data da reunião do PRB de Celso Russomano, enquanto que o PCdoB de Netinho de Paula reservou o dia 30.

No Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, já no dia 11 o Psol deve confirmar o deputado estadual Marcelo Freixo como candidato. Por sua vez, o PMDB, sigla do atual prefeito Eduardo Paes agendou seu encontro para o dia 23. Dois dias depois, em 25 de junho, será a vez dos Democratas lançarem o deputado federal Rodrigo Maia para a prefeitura da capital.

Em Porto Alegre

O PDT do prefeito José Fortunati tem sua convenção marcada para 17 de junho. Uma semana depois será a vez do PCdoB da deputada federal Manuela D'ávila se reunir no dia 23, mesmo dia do encontro do PT, que tem o deputado estadual Adão Vilaverde (PT) como pré-candidato a prefeito da capital gaúcha.

Em Salvador

Na terceira maior cidade do país, o PCdoB da deputada federal Alice Portugal, pré-candidata à prefeitura de Salvador , é o primeiro partido a promover a convenção no dia 17; o Democratas deve assegurar a candidatura do deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM) no dia 18. O PT irá se reunir somente no dia 30 para garantir o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) como candidato. O PMDB ainda não definiu a data do seu encontro.

Fonte: Terra Brasil