TV Síria denuncia plano para começar uma sublevação contra Assad

A oposição síria está se organizando para levar adiante um plano midiático com objetivo de iniciar uma sublevação e mostrar a imagem de derrota do presidente Bashar al Assad, como informou nesta segunda (11), uma TV local.

De acordo com o canal de TV Addounia, a data fixada pelos organizadores da campanha midiática é a próxima sexta-feira (15).

Leia também:
Desinformação criminosa contra a Síria: Como matar com a mídia
Lejeune Mirhan: A batalha da Síria e a mídia
 

De acordo com a Prensa Latina, o plano é substituir os meios de televisão locais por espaços que ocupam em suas transmissões por satélites por outros pré-fabricados. Quando isso ocorrer, segundo a fonte, transmissões piratas irão ao ar mostrando o povo sírio atacando instalações do governo e imagens virtuais da caída do presidente Al Assad.

Esta ação será realizada para mostrar um ambiente de violência e caos no país, com o propósito de confundir o povo e a opinião pública e facilitar a intervenção de forças estrangeiras.

Há alguns dias, a agência síria de notícias, Sana, reproduziu uma conversa entre opositores, na qual se convocava um grupo a fabricar um massacre para culpar o governo.

Da mesma forma, outros canais sírios denunciaram a manipulação e a trucagem de imagens por parte das TVs estrangeiras, em especial a Al-Jazzera, para mostrar um apoio aos grupos armados que não correspondem à realidade.

Armas químicas

De acordo com a agência iraniana Fars, os rebeldes sírios têm armas químicas que foram fornecidas a partir do território líbio. De acordo com a agência, atualmente os rebeldes treinam a utilização de gases tóxicos de guerra no território turco, com o objetivo de lançar um ataque cnotra civis e responsabilizar o Exército sírio.

Da Redação do Vermelho,
com informações da Telám