Governo sírio denuncia ação dos EUA a favor de terroristas

O governo da Síria denunciou nesta terça-feira (12) os Estados Unidos por fomentarem a ação de grupos terroristas e de ingerência nos assuntos internos do país.

"As declarações dos Estados Unidos distorcem a verdade e o que está acontecendo em terra, enquanto encorajam grupos terroristas armados a realizar mais massacres, (atos de) terrorismo e de violência, não apenas em Al-Hafa, como também em todas as regiões sírias", denuncia uma nota divulgada pela agência Sana.

Al-Hafa, uma cidade do noroeste do país, é submetida a ataques intensos de mercenários apoiados pelos Estados Unidos e potências do Oriente Médio. Os mercenários também contam com apoio logístico da Turquia, Catar e Arábia Saudita.

O ministério sírio denuncia também o governo americano por "ingerência flagrante nos assuntos da Síria, apoiando publicamente os grupos terroristas armados, acobertando seus crimes e falsificando os fatos relativos à Síria nas Nações Unidas".

Os Estados Unidos e seus satélites na região classificam a ação de bandos armados e gangues terroristas como uma "rebelião legítima contra o governo", enquanto as autoridades do país exibem provas de que os tais "rebeldes" são mercenários armados e treinados por potências ocidentais e árabes, que têm como objetivo derrubar um governo que resiste à dominação americana.

O ministério sírio fez um paralelo entre as declarações cada vez mais agressivas feitas por autoridades americanas contra o governo e a escalada da violência cometida pelos terroristas no terreno.

As autoridades americanas "praticam a impostura midiática em favor de homens armados (…) que cometem assassinatos e sequestros e saqueiam as propriedades públicas e privadas", afirma o comunicado.

"O governo sírio reafirma seu respeito ao plano" de saída da crise proposto pelo mediador internacional Kofi Annan e "não permitirá que grupos armados e aqueles que os apoiam em seus ataques aos observadores da ONU o ameacem, e os impedirá de cumprir sua tarefa", acrescenta o texto.

Do Portal Vermelho, com agências