PCdoB comemora arquivamento de processo contra ex-ministro

Os líderes do PCdoB na Câmara e no Senado, deputada Luciana Santos (PE) e senador Inácio Arruda (CE) anunciaram, em discursos nesta terça-feira (12), que a Comissão de Ética Pública da Presidência da República arquivou processo contra o ex-ministro do Esporte Orlando Silva. O processo havia sido aberto em 2011 para investigar acusações de desvio de dinheiro público na pasta. Para o senador, esse foi o primeiro passo para “desmontar a farsa que levou ao afastamento de Orlando do ministério”.

Para a deputada Luciana Santos, “restaura-se assim a honra e a reputação de nosso companheiro Orlando, como militante e agente público. Repudiadas estão todas as calúnias feitas”, enfatizando que “apesar do sofrimento moral que sofreram nosso companheiro e sua família não possa ser apagado, resta-nos a certeza de que sempre estivemos do lado da verdade”.
 
Leia também:
Orlando Silva é absolvido na Comissão de Ética da Presidência
 

Inácio Arruda afirmou que, durante o processo, Orlando Silva mostrou empenho em comprovar sua inocência e a forma transparente com que conduziu sua passagem pelo ministério. Em sua avaliação, o ex-ministro foi alvo de “manipulação” por uma “parte preconceituosa da mídia”, por ser negro e socialista.

Na Câmara, a líder repercutiu a fala do senador, destacando que “a campanha feita pela mídia amplificou as denúncias sobre supostos crimes contra a administração púbica, apresentadas de forma irresponsável por pessoas que, sem provas ou indícios, atacavam a honra e a reputação de Orlando Silva”.

Os parlamentares destacaram o esforço e empenho de Orlando Silva em provar sua inocência. “Para ressalvar sua honra o próprio ministro requereu ao Conselho de Ética que se pronunciasse sobre as denúncias feitas. Ontem, o Conselho, depois de demorada análise daquelas acusações, pronunciou-se pelo arquivamento da representação contra Orlando Silva por “absoluta falta de provas”, contou Luciana Santos.

“Orlando mostra sua firmeza em demonstrar sua inocência e o caráter manipulador de uma parte da mídia brasileira, uma parte preconceituosa, que insuflou um país inteiro contra uma liderança juvenil, negra e socialista”, disse Inácio Arruda, sendo acompanhado por Luciana: “Suas tentativas de mostrar aos órgãos de imprensa quão falsas eram as acusações foram vãs. Houve um verdadeiro linchamento virtual, na tentativa de destruir a reputação de nosso companheiro”.

Após a campanha difamatória de mídia contra o ex-ministro, Orlando Silva foi substituído pela presidenta Dilma Rousseff, em outubro do ano passado, por Aldo Rebelo, também do PCdoB.

De Brasília
Márcia Xavier

Matéria alterada às 17h46min para atualização de informãções