Haroldo Lima: É preciso denunciar a ação criminosa da Veja

A Comissão de Ética da Presidência da República arquivou o processo de investigação contra o ex-ministro do Esporte Orlando Silva (PCdoB), acusado de participação em um desvio de recursos públicos, em 2011, por uma reportagem da revista Veja. O presidente da comissão, Sepúlveda Pertence, afirmou que o arquivamento se deu por faltas de provas.

Na Bahia, os dirigentes do PCdoB comemoraram a decisão. Para Haroldo Lima, a decisão traz à tona duas constatações. A primeira é que o ministro realmente estava certo e que trabalhava de forma séria. A outra é a atuação criminosa dos grandes veículos da imprensa, que tem comprometido a informação levada ao povo brasileiro.

“O arquivamento é uma denúncia de como parcelas da grande imprensa brasileira está tratando o povo brasileiro. É preciso que se investigue, também, as calúnias de parcelas da grande midia, em especial da revista Veja”, defende Lima.

Orlando Silva foi acusado de fraude no Programa Segundo Tempo, criado para incentivar jovens a praticar esportes, a partir do depoimento de um ex-policial militar que dizia fazer parte do suposto esquema. Diante da pressão exercida pelas denúncias, o ministro foi substituído, pela presidenta Dilma, por Aldo Rebelo, também do PCdoB.

De Salvador,
Erikson Walla