PT rompe com PSB no Ceará; PCdoB mantém candidatura de Inácio

Dois dias após o rompimento de uma aliança de oito anos entre PT e PSB no Ceará, a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), fez duras críticas ao governador do estado, Cid Gomes (PSB).

O PSB do Ceará anunciou nesta semana que irá lançar candidato próprio à prefeitura porque não concorda com a indicação do ex-secretário municipal de Educação, o petista Elmano de Freitas, para disputar o cargo. 

Em entrevista, na noite desta quarta-feira (14) Luizianne classificou a política de segurança do estado como "desastrosa" e reclamou da ação do governo Cid no combate a seca.

PCdoB

Nesta sexta-feira (15), a Comissão Política Nacional do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) reafirmou a candidatura do senador Inácio Arruda à Prefeitura de Fortaleza. O presidente estadual do PCdoB/CE, Carlos Augusto Diógenes (Patinhas), e o senador Inácio Arruda também participaram da reunião.

Segundo Patinhas os comunistas não veem razão para uma candidatura que lidera as pesquisas de opinião e com grande capacidade de mobilizar apoio de amplos segmentos, seja retirada em apoio a qualquer outra. O presidente estadual do PCdoB informa ainda que a convenção municipal do partido ocorrerá no Ginásio de Esportes do Náutico Atlético Cearense, na manhã do dia 30 de junho.

Já o senador Inácio Arruda afirma que o PCdoB manterá sua indicação por maiores que sejam as dificuldades. “Os comunistas terão candidatura própria em Fortaleza e está descartada a hipótese de apoiarmos outra candidatura”, disse Inácio.

Outras candidaturas do PCdoB

O Partido manteve ainda a decisão de participar das eleições em outras seis capitais: Manuela d´Ávila (Porto Alegre), Ângela Albino (Florianópolis), Alice Portugal (Salvador), Isaura Lemos (Goiânia), Evandro Milhomen (Macapá) e Netinho de Paula (São Paulo). Entre as trinta cidades médias que terão candidaturas comunistas majoritárias estão Maranguape e Crateús (ambas no Ceará), Juazeiro (BA) e Olinda (PE), onde os prefeitos buscam a reeleição, e Jundiaí (SP), Contagem (MG), Foz do Iguaçu(PR) e Caxias do Sul(RS).

Da redação, com informações da Folha.com