Renato Rabelo: "Alice tem chances de chegar ao segundo turno"

Durante a realização da Convenção Municipal do PCdoB em Salvador, quando foi homologada a candidatura da deputada federal Alice Portugal à prefeitura e de 65 candidatas e candidatos à Câmara Municipal, o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, afirmou que Alice tem fortes chances de chegar ao segundo turno das eleições de 2012. O evento aconteceu ontem (17/6), no Centro de Convenções da Bahia.

Na ocasião, Rabelo disse que, na Bahia, o PCdoB é um partido enraizado, que tem influência no movimento sindical e no social, além de ser uma legenda que cresceu muito pelo interior do Estado. “Aqui é onde temos maior vinculação com o povo, com os trabalhadores. Para a direção nacional e não só para a Bahia, a orientação é de que deveríamos ter uma candidatura própria às prefeituras das capitais que nunca tivemos.”

De acordo com Renato Rabelo, o partido já vinha trabalhando com a intenção de lançar a candidatura em Salvador. Para ele, “Alice tem uma influência grande em Salvador, é a base política mais importante dela. Ela tem um vínculo muito grande e estreito com os trabalhadores e com o funcionalismo público.”

Em relação à escolha de Alice Portugal para concorrer à prefeitura de Salvador, Renato Rabelo acredita que “ela é uma pessoa muito consequente nas suas posições, expõe bem as opiniões e conhece a cidade. Alice é sempre um exemplo pra nós. Aliás, é um dos quadros mais exemplares do PCdoB.”

O presidente do PCdoB disse que a candidatura de Alice Portugal tem grandes possibilidades de êxito, pois sua campanha só faz crescer. “As últimas pesquisas que fizemos demonstram isso, é uma candidata em ascensão e que pode ter um papel importante no pleito. Se for nesse ritmo, ela pode ir ao segundo turno”, afirmou.

Sobre as possíveis alianças a serem formadas, Rabelo informou que o PCdoB procura sempre ter candidaturas com respaldo social e político, e que, neste momento, é preciso buscar forças para comporem alianças com o partido. “Esse é o trabalho desta fase atual, porque as convenções estão no limite para resolver todas as questões das alianças até o dia 30 de junho. Eu acredito que Alice tem condições de reunir partidos em torno da sua candidatura”, concluiu.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro