Fim de Semana de Convenções do PCdoB paulista

Cerca de 1500 pessoas estiveram presentes na Convenção de Osasco. Em São Vicente, a direção municipal avalia a Convenção como a maior realizada pelo partido no município. Em Sorocaba, a expectativa é eleger o primeiro comunista para o legislativo.

Convenção Osasco - PCdoB Osasco

Em clima de confiança, descontração e unidade. Assim os dirigentes municipais de Osasco e São Vicente descreveram as Convenções realizadas neste fim de semana e que escolheram, respectivamente, pela coligação na chapa majoritária com o Partido dos Trabalhadores (PT), apoiando o pré- candidato João Paulo, e com o PSB, apoiando Caio França. Os dois pré-candidatos também participaram das referidas Convenções.

Na chapa proporcional, o PCdoB em Osasco aumentou o número de candidatos em relação á última eleição. “A nossa perspectiva é boa, os pré-candidatos ficaram satisfeitos e a expectativa é grande para ampliarmos a bancada”, disse José Roberto,presidente do PCdoB de Osasco.

Presente à Convenção, Nádia Campeão, presidente do Comitê Estadual do PCdoB- SP, elogiou a ampla participação dos filiados. “Temos uma chapa de candidatos que nos dá a perspectiva de aumentar a bancada e uma boa aliança para prefeito apoiando o João Paulo”, afirmou Nádia.

O PCdoB de Osasco soma atualmente cerca de dois mil filiados. Na eleição de 2008 foram lançados 12 candidatos a vereador pelo partido. Neste ano serão 21 candidatos do PCdoB concorrendo a vereador no município.

Festa democrática

A primeira Convenção realizada na Baixada Santista pode ter colocado pressão nas demais que ainda estão por vir. A afirmação é do presidente do PCdoB de São Vicente, Marcello Amaral, repetindo declaração de Markito Duarte, representando o Comitê Estadual do PCdoB na Convenção.

“Foi uma festa democrática. Em que as pessoas chegaram de todos os meios a pé, de bicicleta, de carro, micro-ônibus”, descreveu Marcello. Segundo ele, passaram pela Convenção cerca de 200 pessoas. Destas, 150 votaram pela coligação proporcional com o PPS com o lançamento de sete nomes do partido para vereador, cinco homens e duas mulheres.

“Estamos confiantes com os candidatos escolhidos porque percebemos um bom potencial para essa disputa”, acrescentou Marcello. Além de reunir um bom número de filiados, a Convenção atraiu também a presença dos presidentes locais do PDT,PTN,PSC,PPS e representantes do PSB,PRP e PTC, todos integrantes da frente.

Os pré-candidatos a vereador pelo PCdoB escolhidos na Convenção são Alex ; Andersom – Negão do Caminhão; Anderson da Maravilha; Carleom- "Bilola"; Cristiano Vigario-"China", Vanessa Moura e Vera Verginia.

Vaga histórica

O PCdoB Sorocaba realizou no último domingo (17), no Sindicato dos Comerciários, sua Convenção Municipal. Cerca de 500 pessoas (200 votantes) lotaram o salão que contou com a presença do candidato a prefeitura de Sorocaba Renato Amary (PMDB), Nádia Campeão presidente estadual do PCdoB e Marcelo Cardia, secretário de organização do PCdoB-SP.

Em coligação com o PDT para chapa proporcional, o partido apresentou 22 pré candidatos(as) a vereador (a). Num clima de muita festa, a expectativa do PCdoB em Sorocaba é conquistar uma vaga histórica na Câmara Municipal.

De São Paulo, Railídia Carvalho com colaboração do PCdoB de Sorocaba