Inscrições abertas para os jogos escolares do Amazonas 2012

Atenção atletas-estudantes da rede pública e privada de ensino: já estão abertas as inscrições para a fase final da 35ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s 2012), uma realização por Governo do Amazonas, via Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel). A luta por medalhas acontecerá de 1º a 10 de agosto, em campos, quadras, piscinas e ginásios de Manaus.

JEAS Atletismo - Michael Dantas/Sejel

Os JEA’s 2012 são, em números, uma das maiores competições entre estudantes do País, destaca a secretária da Sejel, Alessandra Campêlo. A competição mobiliza em todas as fases (seletivas e etapa final) aproximadamente 320 mil atletas-estudantes, dados que causam um impacto positivo junto ao Ministério do Esporte e Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Abertas oficialmente no dia 18 de junho, as inscrições para a fase final são gratuitas e vão até 10 de julho. Essa etapa é somente para os atletas e equipes da capital, pois os do interior já estão pré-inscritos junto à comissão organizadora da Sejel.

Para participar, é preciso baixar a ficha de inscrição no site www.sejel.am.gov.br e preencher os nomes dos competidores e equipes. O documento deve ser entregue no Departamento de Desporto da Sejel, na sala 14 da Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, em Manaus, no horário comercial.

De acordo com o coordenador-geral dos JEA’s 2012, professor Ricardo Marrocos, as fichas de inscrição devem vir carimbadas e assinadas pelo gestor (a) e pelo secretário (a) da escola, pois eles são os responsáveis legais pelos atletas-estudantes durante a competição.

A fase final acontecerá de 1º a 10 de agosto, somente em Manaus, reunindo aproximadamente 17 mil atletas-estudantes de 750 instituições de ensino públicas e privadas.

Os JEA’s 2012 terão um total de 27 modalidades, entre coletivas e individuais, além de mais sete exclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs). Informações pelos números 3657-4639 ou 3238-3212.

COMPETIÇÕES NACIONAIS

Em algumas modalidades, os JEA’s 2012 servem como seletiva para as Olimpíadas Escolares. A fase nacional acontecerá em duas etapas: de 6 a 15 de setembro em Poços de Caldas (MG), para atletas-estudantes de 12 a 14 anos; e de 25 de novembro a 8 de dezembro em Cuiabá (MT), para a turma de 15 a 17 anos.

Assessoria de Comunicação da Sejel