Movimentos pedem que Correa conceda asilo a Assange

Uma delegação de movimentos sociais ligada à Alba (Aliança Bolivariana das Américas) pediu ao presidente equatoriano Rafael Correa a aprovação do pedido de asilo do jornalista Julian Assange, durante reunião realizada na última quarta-feira (20) na Cúpula dos Povos. O evento ocorre paralelamente à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, sediada na capital fluminense.

Segundo a Agência de Comunicação da Alba, no documento entregue ao presidente do Equador, a delegação afirma que "a Revolução Cidadã faz uma batalha pela democratização das comunicações e da verdadeira liberdade de expressão. Por essa razão, acreditamos que o Equador deve se manter na vanguarda dessa luta e, como tal, conceder asilo político a Julian Assange, agora seguido pelos Estados Unidos e os interesses que procuram privar os povos direito de ser informado".

João Pedro Stedile, do MST, disse no encontro que "Assange lidera a batalha contra o império estadunidense e o monopólio da informação. Então, nós pedimos, em nome dos movimentos sociais, que o Equador possa recebê-lo".

Correa assegurou que, assim como Assange afirma em sua carta, o Equador é uma terra de paz, justiça e verdade. “Nós estamos olhando com muita seriedade os motivos apresentados pelo Sr. Assange para o seu pedido de estatuto de refugiado, o asilo com mais precisão. Nós não permitiremos qualquer perigo para a vida de qualquer ser humano. Acreditamos que o principal direito de todo ser humano é o direito à vida. Rejeitamos perseguição política por ideologia. Assim temos a plena certeza que iremos analisar toda e qualquer responsabilidade com o caso, o pedido de asilo Assange em nosso país e dar uma resposta definitiva em tempo hábil".

Fonte: Opera Mundi