Movimentos Sociais da Capela aguardam desapropriação de terreno

Lideranças da região avaliam como positivo o ato realizado na última terça-feira na Subprefeitura da Capela do Socorro quando moradores da região se acorrentaram na praça de atendimento

Com boa participação de dirigentes do distrital do PCdoB da Capela do Socorro, juntamente com militantes do Psol, a iniciativa chamou a atenção dos meios de comunicação e fez com que o subprefeito recebesse a comissão de moradores que foi reivindicar a construção de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Cantinho do Céu, a zona sul de São Paulo.

Para o secretário de Organização do PCdoB da Capela do Socorro, Moacir Gonçalves, mais uma vez foi comprovado que sem pressão o poder público municipal fica indiferente às reivindicações da população. “Estamos otimistas que desta vez o processo de desapropriação vai sair para que consigamos a UBS. Se fosse pra construção de um empreendimento privado seria fácil mas como é pra construir equipamento público sempre temos dificuldade”, alfinetou.

Ele também elogiou a participação dos camaradas Eliúde Araújo e Camilo Zambrano, respectivamente, secretários de Juventude e Comunicação do distrital do PCdoB da Capela que estiveram presentes ao ato. “Eles tem sido atuantes nas atividades internas do distrital e nas tarefas ao lado dos movimentos sociais, na rua”, destacou Moacir. Eliúde Araújo também é presidente da Associação de moradores nova grajaú e parque artistocrata.

A construção de uma UBS na Capela do Socorro é reivindicação antiga dos moradores da região. Ainda de acordo com nota da secretaria municipal da saúde, os recursos para a construção estão aprovados e um imóvel foi localizado. No entanto, como a área é de preservação ambiental deve-se aguardar o trâmite para a desapropriação.

“A população precisa de uma satisfação mas nunca somos recebidos pelo subprefeito. Sempre tem uma desculpa por isso foi preciso essa medida extrema mas necessária”, avaliou Moacir. No bairro Cantinho do Céu moram cerca de 65 mil pessoas. A prefeitura se comprometeu a instalar a UBS até o final do ano.

De São Paulo, Railidia Carvalho