Partido de Chávez convoca solidariedade contra golpe no Paraguai

O partido Socialista Unido de Venezuela (PSUV) convocou todos os movimentos e partidos políticos progressistas do continente a se mobilizarem em rechaço contundente à tentativa de golpe de Estado contra o presidente do Paraguai, Fernando Lugo.

“Convocamos todos os movimentos progressistas e partidos políticos da região a se manifestarem em apoio ao presidente Fernando Lugo, eleito pela maioria indiscutível dos paraguaios, e em rechaço à tentativa de golpe parlamentar que a direita do Congresso tenta aplicar”, afirmou Rodrigo Cabezas, Coordenador de Assuntos Internacionais do PSUV.

Leia também:
PCdoB manifesta solidariedade ao povo paraguaio
 

“Os povos da América Latina e do Caribe devemos defender os governos progressistas que elegemos nos últimos anos. Convocamos a solidariedade internacional com o povo paraguaio”, reafirmou Cabezas.

O Congresso do país solicitou um julgamento político contra o mandatário, que foi eleito pela maioria do povo paraguaio. A iniciativa dos parlamentares de direita busca destituí-lo do poder, cujo período presidencial termina em 15 de agosto de 2013.

A câmara de deputados aprovou com 76 votos a favor e um contra um julgamento político contra Lugo, que ressaltou, nessa quinta-feira (21) que no renunciará a seu cargo.

O chefe de Estado paraguaio desmentiu que existam causas jurídicas ou políticas que o obriguem a renunciar e acrescentou: “Amo profundamente o povo paraguaio, vim dele, continuarei trabalhando por suas grandes aspirações”.

Fonte: Prensa Latina
Tradução: Portal Vermelho