Direção do PCdoB discute política de quadros no DF

A Comissão Política do PCdoB-DF se reuniu, na segunda-feira, 18, com Fabiana de Souza Costa, do Comitê Central e responsável pelo Departamento Nacional de Quadros João Amazonas. A reunião contou também com a presença de Virgínia Correa, do Comitê Distrital, que ficará encarregada pela política de quadros no Distrito Federal.

Direção do PCdoB discute política de quadros no DF

Os dirigentes destacaram que o Partido cresce na e para a ação política e os projetos em curso em 2012 devem estar sintonizados com a atividade de formação e promoção de lideranças partidárias nos vários setores em que atua. Trabalhando com a ideia de formar chapa própria para distritais nas eleições de 2014, o Partido deve, desde já, cuidar da elevação política e intensificar as ações de massas, tornando-se mais presente nas ações políticas, sociais, culturais, esportivas, comunitárias, no Distrito Federal.

Neste ano ocorrerão eleições de grande significado no DF, com destaque para a de Reitor da UnB, conselheiros tutelares e em entidades sindicais. Os comunistas estarão atuantes nesses processos, lançando ou apoiando candidaturas vinculadas aos interesses populares e à defesa de um Novo Projeto de Desenvolvimento para o Brasil. É inserido nesse processo que será realizada a política de quadros, qualificando e elevando, política e ideologicamente, as intervenções dos camaradas nas suas frentes de atuação.

Conforme afirmou Fabiana, “nosso Partido está cada vez mais amplo e complexo; tudo acontece ao mesmo tempo. Por isso precisamos investir na formação e estabilidade das direções, termos inserção de massas e estar presentes nas várias cidades do Distrito Federal. A política de quadros deve estar ajustada aos projetos do Partido, vinculada ao dia a dia da militância. Ela é transversal e envolve todos os recursos humanos do PCdoB-DF”.

Virgínia, por sua vez, apresentou um plano de trabalho que envolve o levantamento dos quadros intermediários para cadastro; a aplicação de um questionário juntamente com as Secretarias de Organização e Formação para levantar a formação de cada militante tanto no âmbito do partido como na formação acadêmica e pessoal, local e área de atuação política; o estímulo à a vida militante, com crescimento na formação e atuação política dos quadros intermediários através da criação dos Fóruns de Quadros Intermediários e de Quadros de Base, dentre outros objetivos.