PCdoB realiza convenção e quer união sobre candidato majoritário
O PCdoB lançou na tarde deste sábado (23) a chapa de candidatos a vereadores para as eleições 2012. O partido decidiu não coligar para a chapa proporcional. A decisão sobre a chapa majoritária foi delegada à direção municipal do partido que tem até o dia 30 para definir quem apoiará. O lançamento das candidaturas aconteceu durante a convenção da sigla, com a presença de mais de 300 pessoas, no auditório da Reitoria da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).
Publicado 23/06/2012 20:20 | Editado 04/03/2020 16:11

A convenção também aprovou uma moção de repúdio ao golpe sofrido pelo presidente do Paraguai, Fernando Lugo, destituído do cargo por impeachment votado pelo Senado do País.
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM), que é dirigente nacional do partido, disse que o PCdoB trabalha em torno da unidade das bases aliadas dos governos estadual e federal para definir que nome o PCdoB apoiará para a prefeitura. A sigla faz oposição ao prefeito atual, Amazonino Mendes (PDT), que ainda não decidiu se será candidato à reeleição.
“Estamos conversando com o governador Omar Aziz (PSD), com o senador Eduardo Braga (PMDB), com a Rebecca (Garcia, deputada federal do PP) para tomar essa decisão. Devemos aprovar hoje o chamamento pela unidade. O candidato deve ser aquele que mais aglutine partidos políticos, que possa vencer as eleições e continuar operando num projeto importante para a cidade de Manaus, olhando sempre para a inclusão e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, declarou Grazziotin.
A meta do PCdoB é eleger quatro vereadores em Manaus. Atualmente, o partido tem a vereadora Lúcia Antony na Câmara da capital. De acordo com o presidente municipal da siga, Elson Melo, a chapa tem 62 nomes – 19 mulheres e 43 homens – e é composta por candidatos de várias frentes de atuação: cultura, mulheres, sindical, juventude, religioso, movimento popular, comunitário, indígena, entre outros.
Sobre a disputa majoritária, o PCdoB colocou a disposição das negociações três nomes: o da senadora Vanessa, do secretário de Produção Rural do Estado, Eron Bezerra, também dirigente nacional do partido, e o da vereadora de Manaus, Lúcia Antony. Outros nomes colocados dentro do arco de alianças são: da deputada Rebeca Garcia e do senador Eduardo Braga.
De Manaus,
Mariane Cruz