Chico Lopes reafirma luta por PNE com 10% do PIB para educação

A luta por investimentos federais em educação equivalentes a 10% do PIB continua na ordem do dia, como prioridade para melhorar a educação brasileira até 2020. A afirmação é do deputado federal Chico Lopes (PCdoB), que na noite desta segunda-feira, 25/6 participou, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), de debate sobre o novo Plano Nacional de Educação (PNE).

“Estamos lutando para aprovar no PNE os 10% do PIB para a educação. Essa luta continuará inclusive depois da aprovação do PNE, para que seja cumprido aquilo que ficar determinado no plano”, ressaltou Chico Lopes, falando para professores, servidores e estudantes universitários.

“O PNE traz a previsão de vários investimentos a mais na educação, inclusive no ensino superior. Para que isso realmente aconteça, é preciso haver mais dinheiro. Daí a necessidade de chegar aos 10% do PIB”, complementou, citando a importância da mobilização social para sensibilizar o Governo Federal quanto à necessidade desse investimento.

Um dos articuladores do Movimento “PNE Pra Valer” no Ceará, o professor Idevaldo Bodião, da UFC, destacou que os 10% do PIB para a educação devem ser perseguidos “como um princípio”. “Temos uma batalha enorme para aprovar a lei e outra batalha para fazer cumprir”, destacou.

O debate contou ainda com a participação dos deputados federais Artur Bruno (PT) e Ariosto Holanda (PSB), bem como da professora da UFC Mirtes Amorim. A promoção foi da ADUFC-Sindicato e do Comando de Greve da UFC e da Unilab.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal Chico Lopes (PCdoB-CE)