PCdoB anuncia aliança com Haddad para a prefeitura de São Paulo
Presente ao anúncio, que aconteceu nesta segunda, 25, na sede do PCdoB , no centro de São Paulo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva elogiou a lealdade dos comunistas que, segundo ele, sempre honram os compromissos que assumem.
Publicado 26/06/2012 16:07 | Editado 04/03/2020 17:17

“Nós militamos juntos desde a campanha das diretas. Foi nessas campanhas que eu aprendi a admirar o comportamento e a lealdade do PCdoB no cumprimento dos compromissos assumidos comigo e com meu partido”, contou Lula. O ex-presidente lembrou João Amazonas que, segundo Lula, foi responsável para que ele não desistisse da campanha em 89, em um momento em que o candidato aparecia em baixa nas pesquisas.
“ Eu acho que a figura do Netinho tem um potencial extraordinário para chegar neste voto que está nos rincões da periferia . O Netinho pode nos ajudar a chegar no famoso povo do gueto que por algum motivo tem medo da política ou acha a política uma coisa meio suspeita”, analisou Lula.
Para ele, esse é o desafio da campanha de Fernando Haddad e reafirmou:”Fernando Haddad, se tem uma coisa que você pode confiar é na lealdade dos companheiros e companheiras do PCdoB.”
Renato Rabelo, presidente do PCdoB lembrou que o partido levou em conta que a candidatura de Haddad está inserida nesse projeto maior que é de transformação do Brasil do qual o PCdoB faz parte. “É preciso unir as forças mais avançadas e de esquerda e outras que possam marchar na construção desse novo país”, afirmou Rabelo.
Ele elogiou a candidatura à prefeito do vereador Netinho de Paula reafirmando a condição de liderança do parlamentar e o quanto ele contribuiu para dar visibilidade às idéias do PCdoB para a cidade de São Paulo. “A candidatura do Netinho procurou apresentar os motivos, as ideias, os nossos projetos para São Paulo. Foi um grande esforço dessa nossa liderança popular”, complementou Renato.
O presidente do comitê municipal do PCdoB, Wander Geraldo, destacou o debate coletivo com a militância e com o vereador Netinho de Paula para se definir a aliança em torno da candidatura de Fernando Haddad. “Foi uma decisão política construída no debate coletivo com a nossa militância e com a principal liderança política do PCdoB da cidade de São Paulo, que é o Netinho de Paula”, expôs Wander.
Durante a fala, o vereador Netinho lembrou a infância, quando tinha que trabalhar vendendo doces na estação de trem e as dificuldades para melhorar de vida até se tornar um artista de sucesso no Brasil. “É essa força pra vencer, pra superar que vou transferir para a sua candidatura, Haddad”, disse Netinho.
Referindo-se ao ex-presidente Lula, Netinho disse que Lula e Obama foram as lideranças políticas que o fizeram acreditar que era possível um menino da periferia sonhar em ser senador e prefeito.
“E essa dor que eu sinto agora vai se transformar em alegria até pra dizer para militância que ainda não é este o momento. Essa militância que estava até constrangida porque tem o maior carinho por mim e o maior respeito por tudo o que você, Haddad, como ministro, fez pela nossa juventude. Pela primeira vez tenho membros da minha família na universidade e foi você que comandou esse negócio”, ressaltou Netinho.
O vereador encerrou a sua fala dizendo que com a eleição polarizada em São Paulo, não vingando a opção da terceira via, ele sempre estará ao lado da figura que ajudou negros e negras e pobres neste país. “Que é ao seu lado, presidente Lula”, concluiu. Netinho será candidato à reeleição e a expectativa é que seja o puxador de votos do PCdoB
Para Fernando Haddad a aliança com o PCdoB de São Paulo repetirá o êxito da aliança em nível federal. “Eu e o Netinho de Paula esperamos que os ventos de prosperidade que sopram mais forte sobre o território nacional atinjam a cidade de São Paulo”, afirmou.
Ele disse ainda que confia na capacidade de elaboração de políticas públicas do PCdoB e submeterá ao partido todos os documentos elaborados pela campanha até o momento. Afirmou para Netinho que tem certeza que com essa coalização de forças “temos todas as condições para ganhar as eleições em São Paulo”.
Haddad concluiu a fala exaltando a importância do vereador Netinho como um exemplo de superação para o povo menos favorecido de São Paulo. “Você defendeu a sua candidatura com muita ousadia e legitimidade, defendendo teses corretas que nós vamos procurar também abraçar”, elogiou Haddad.
Estiveram presentes ao anúncio da coligação os parlamentares do PCdoB Leci Brandão, Protógenes Queiroz e Pedro BIgardi assim como a presidente do Comitê Estadual do PCdoB de São Paulo, Nádia Campeão. Os vereadores Donato e Juscelino representaram , respectivamente, o PT e o PSB.
De São Paulo, Railídia Carvalho