João Ananias participa de homenagem a Chico Anysio

Sessão solene na Câmara dos Deputados, realizada nesta terça-feira (26/06), prestou uma homenagem póstuma ao humorista Chico Anysio, que morreu aos 80 anos, em março último. Cearense, de Maranguape, ele começou no rádio, fez sucesso na TV e no cinema. A sessão, solicitada pelo deputado federal André Figueiredo (PDT-CE), reuniu familiares e amigos do artista.

O deputado federal João Ananias, que falou em nome do PCdoB, manifestou satisfação em participar da homenagem, ressaltando que Chico projetou-se em todo o País como o maior humorista da história. “Chico Anysio extrapolou os limites do humor, derivando também com a mesma competência para a literatura, a música e as artes plásticas”. O parlamentou destacou ainda que mesmo assim, nunca perdeu a simplicidade e nem abandonou suas origens.

Discurso na íntegra:

Como representante do povo do meu estado, o Ceará, nesta Casa, e falando em nome do meu partido, o PC do B, manifesto minha satisfação em participar desta sessão solene em homenagem ao Grande Chico Anysio, nosso conterrâneo ilustre. Cearense, nascido em Maranguape, projetou-se em todo o Brasil, como o maior humorista de nossa história. Porém, Chico Anysio extrapolou os limites do humor, derivando também com a mesma competência para a literatura, a música e as artes plásticas.

Chico Anysio mostrou-se sempre a frente de seu tempo, sem perder a simplicidade e nem abandonar suas origens, exaltadas na sua querida Maranguape, muito presente em suas citações.

Tive a honra de participar há dois anos de homenagem que lhe foi prestada pelo Prefeito George Valentim, de sua cidade, durante festival de humor que acontece todo ano, onde marcou presença, mesmo estando com sua saúde já comprometida.

Reputo extremamente justa esta sessão aqui na Câmara Federal ao grande brasileiro Chico Anysio, que com sua morte deixa grande lacuna nas artes em nosso País.

Sr. Presidente, ao finalizar minha fala, parabenizo o autor da propositura, deputado André Figueiredo, e também em nome do Senador Inácio Arruda, que não pode comparecer em função de compromissos em Fortaleza, e do deputado Chico Lopes, ambos do PC do B do Ceará, deixar nosso abraço e solidariedade aos seus familiares.

Era só Sr. Presidente.

Fonte: Assessoria do Deputado Federal João Ananias (PCdoB-CE)